Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas

21/03/2023

As árvores providenciam serviços vitais, desde a conservação da biodiversidade, o sequestro e armazenamento de carbono, a prevenção da erosão do solo e a qualidade dos recursos hídricos. Em média, cada árvore pode chegar a armazenar na sua vida cerca de 1.000 kg de carbono e remover 45 Kg da atmosfera. No caso do Carvalho, por exemplo, uma árvore pode, ao longo da sua vida, armazenar 5.500 kg de carbono, a uma taxa de 172 kg/ano.

Em meio urbano, a presença de árvores é por isso cada vez mais assumida como um fator determinante à garantia da saúde e qualidade de vida, ultrapassando já o clássico conceito de elemento estético.

Na cidade do Porto, existem 65.000 árvores públicas, nos parques, jardins, praças e arruamentos e quase todas estão inventariadas e registadas no Portal de Informação Geográfica do Porto. Esta ferramenta é utilizada e atualizada pelos serviços da Divisão Municipal de Estrutura Verde, responsável pela manutenção e gestão do arvoredo, que procede à atualização diária deste inventário, podas e controlo de pragas e doenças. Esta plataforma está também disponível aos munícipes para consultar informação sobre as árvores à sua porta ou em qualquer parte da cidade.

Cada árvore plantada na cidade é um pequeno contributo para a melhoria da qualidade do ar, a redução da temperatura na cidade em picos de calor, o sequestro de carbono, a regulação da água, a conservação do solo e a promoção da biodiversidade. Ao mesmo tempo, cada árvore aumenta a capacidade de memorização, atenção e concentração e reduz os níveis de stresse.

Com o objetivo de estender o trabalho de arborização da cidade aos jardins privados, o município do Porto oferece árvores nativas aos munícipes, para plantação nos seus espaços verdes, através do programa ‘Se tem um jardim temos uma árvore para si’, no âmbito do qual foram já entregues mais de 10.000 exemplares.