Estudantes do ISEP experimentam uma alimentação mais saudável

01/06/2023

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) recebeu o primeiro workshop de alimentação sustentável e saudável, sob o mote “Cozinha acessível, rápida e saudável”, integrado no projeto Good Food HUBs, a decorrer na Asprela.

Dinamizado por Beatriz Teixeira, nutricionista do ISEP, e por Cristina Ferreira, formadora e consultora da LIPOR, o workshop contou com cerca de meia centena de estudantes e interessados em aprender a cozinhar de forma rápida e acessível, sem esquecer o equilíbrio nutricional, a sazonalidade e a proximidade dos produtos.

Associando-se ao workshop estiveram também presentes o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, a presidente do ISEP, Maria João Viamonte, e o vice-presidente, Roque Brandão.

O menu, pensado para os estudantes em termos de facilidade de execução, diversidade de nutrientes e alimentos e acessibilidade, foi, em grande parte, adquirido no mercado Good Food HUBs, que estava a decorrer ao mesmo tempo que o workshop.

No final, houve ainda tempo para provar os pratos confecionados, com a ajuda de quatro pessoas do público. Após as provas, as pessoas presentes foram convidadas a adquirir produtos no mercado e desafiadas a comparar a frescura, o sabor e o preço com os alimentos provenientes dos circuitos convencionais.

Good Food HUBs: estimular uma alimentação saudável

O Good Food HUBs tem vindo a acontecer desde outubro de 2022, em vários locais da Asprela. Já se realizaram mais de 40 mercados, em seis instituições da zona, que contaram com cerca de 1300 consumidores e 1600 quilos de alimentos biológicos transacionados. Os mercados vão continuar a acontecer, quinzenalmente, no ISEP e na Universidade Portucalense.

É um projeto que tem como objetivo estimular uma alimentação saudável, sustentável e local no Porto. Tendo como território piloto a zona da Asprela, este projeto promove eventos semanais/quinzenais de entrega/venda de alimentos e cabazes em diferentes instituições da zona (HUBs), pretende introduzir critérios de sustentabilidade nas cantinas da Asprela, dar apoio ao desenvolvimento de projetos de investigação associados ao sistema alimentar, dinamizar atividades, workshops, palestras, conferências e outro tipo de eventos de educação e/ou sensibilização.

Para facilitar a gestão entre consumidores e produtores, já pode ser usada a aplicação Good Food HUBs/Hortee, que permite aos consumidores ver e encomendar os produtos, saber o local, dia e hora dos eventos de entrega e ir buscar/adquirir os produtos que queiram, assim como fazer pagamentos online.

A introdução de critérios sustentáveis nos contratos de compras públicas é feito através de uma rede de práticas alimentares sustentáveis onde um grupo de trabalho procura analisar os contratos existentes e o seu potencial de melhoria.

Para além de tudo isto, acontecem atividades ao longo do desenvolvimento do projeto, como workshops, formações, eventos demonstrativos, debates, entre outros, para sensibilizar a comunidade da Asprela para a alteração de hábitos e comportamentos mais sustentáveis relativos à alimentação.