Construção sustentável de nível "prata" no edifício das Obras e do Ambiente

27/12/2024

O Edifício de São Dinis data do século XIX e teve várias vidas, tendo já funcionado como matadouro e, mais tarde, como canil e serviços municipais. Depois de um processo de requalificação, passou a acolher duas empresas municipais, a GO Porto e a Porto Ambiente. Intervenção valeu a atribuição da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Silver, atestando a sustentabilidade e a inovação do edifício.

A certificação é atribuída pela organização sem fins lucrativos U.S. Green Building Council e corresponde à categoria LEED v4 para Design e Construção.

A administração da GO Porto considera que esta distinção “reflete o compromisso da nossa cidade com práticas ambientais responsáveis e reforça a nossa posição como referência em construções sustentáveis”.

A sede das duas empresas foi o primeiro edifício público, a primeira intervenção de reabilitação e ainda o primeiro edifício com ventilação natural a obter a certificação LEED. E conseguiu-o graças a soluções como um sistema de ventilação natural sofisticado, incluindo criterioso dimensionamento das áreas de janelas e sistema de notificação dos ocupantes sempre que for conveniente a abertura das janelas (com sensores de controlo de qualidade do ar), 40% de economia de energia face a um edifício de referência (equipamentos de AVAC e iluminação com eficiência energética com sensores de luminosidade, ventilação natural, painéis fotovoltaicos), 40% de economia de água em equipamentos sanitários (sistema de aquecimento de água através de painéis solares, torneiras e equipamentos sanitários com controlo de caudal e temporização).

Da mesma forma, as instalações estão dotadas de uma cobertura verde plana e duas coberturas inclinadas, compostas por vegetação. Além de conferirem um ambiente agradável quer para os utilizadores do edifício, quer para as edificações vizinhas, contribuem para o controlo da temperatura e conforto acústico. Depois desta certificação, o edifício sustenta, agora, o nível “prata”, atribuído pelo U.S. Green Building Council.

Recorde-se que a arquitetura sustentável do Edifício São Dinis já havia sido reconhecida pelos “Prémios Verdes”, promovidos pela revista Visão e pelo grupo Águas de Portugal .

O LEED é o principal sistema de gestão de projetos e desempenho de edifícios ecológicos do mundo, fornecendo uma estrutura abrangente para o projeto, construção, operações e desempenho de edifícios ecológicos.