30/12/2024
A Quinta de Salgueiros , também conhecida como Quinta dos Ingleses, em Campanhã, está a caminho de se tornar num novo espaço verde para a cidade. Laboratório natural com bosques, prados e ribeiras, ponto de encontro entre conhecimento e lazer, partilha e curiosidade, inovação e tradição estará aberto a visitas guiadas já em janeiro.
Estendendo-se ao longo de cerca de cinco hectares, a antiga Quinta de Salgueiros é propriedade do Município do Porto desde o ano 2000 e está classificada como Imóvel de Interesse Municipal desde 2011.
Com origens que remontam ao ano de 1744, foi local de propagação das árvores que o arquiteto paisagista Jacinto Matos usou na criação de muitos jardins, como o Parque de São Roque ou o Palácio de São Bento.
A localização privilegiada, a sua história peculiar e a natureza que alberga tornam este espaço único na cidade. Por isso, o Município do Porto tem vindo a trabalhar neste projeto ao longo dos últimos dez anos.
A Quinta de Salgueiros estará aberta a toda a população para visitas nos dias 11 e 12 de janeiro (das 10 às 12 horas, e das 13 às 16 horas), 13 e 14 (das 14 às 16 horas) e 15 e 16 (com as visitas a acontecerem das 10 às 12 horas). Não há necessidade de inscrição prévia, apenas o uso de calçado e roupa adequados a um terreno irregular e com vegetação por vezes alta.
Nas visitas do fim de semana a Quinta será, igualmente, lugar de atividades para as crianças, com a equipa pedagógica dos Centros Educativos.
Nos meses seguintes, estão previstas diversas visitas e atividades no espaço, cujas datas e inscrições poderão ser acompanhadas na EcoAgenda.
Entretanto, o Município do Porto tem disponível um questionário sobre o espaço, através do qual todos poderão contribuir para ajudar a construir o Porto BioLab. O objetivo é recolher necessidades e validar potenciais impactos sociais que a recuperação deste espaço verde poderá vir a ter.
A intervenção na Quinta de Salgueiros conta com financiamento europeu ao abrigo programa Horizon e está inserida no projeto NBRACER – Nature Based Solutions For Atlantic Regional Climate Resilience, uma iniciativa financiada pela União Europeia, que tem como objetivo desenvolver e implementar soluções baseadas na natureza para aumentar a resiliência climática nas regiões atlânticas.