Há mais nove corações verdes a pulsar em entidades da cidade

07/01/2025

A Câmara do Porto, a empresa municipal Porto Ambiente e a LIPOR atribuíram, esta segunda-feira, mais nove certificados Coração Verde. A distinção chega agora à Direção de Finanças do Porto e aos sete serviços que se encontram sob a sua gestão, à Escola Superior de Saúde de Santa Maria e ao Grande Hotel do Porto.

Entregues pela mão do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, os certificados reconhecem a adoção e execução de práticas sustentáveis por parte destas entidades da cidade, nomeadamente ao nível da gestão de resíduos e consequente envolvimento em ações de responsabilidade ambiental, bem como o acompanhamento e monitorização do impacto das iniciativas implementadas.

Os sete serviços da Direção de Finanças do Porto (Edifício Boavista, Edifício Santa Catarina e os serviços de Finanças do Porto 1, 2, 3, 4 e 5), a Escola Superior de Saúde de Santa Maria e o Grande Hotel do Porto iniciaram, em 2019, 2020 e 2022, respetivamente, um trabalho integrado de otimização da gestão ambiental dos seus processos, priorizando a prevenção da produção de resíduos e a promoção da reciclagem na sua atividade diária.

O trabalho de proximidade desenvolvido junto dos colaboradores e da comunidade servida por estas entidades tem sido assente em modelos de sensibilização e formação local, facilitando o acolhimento das boas práticas definidas no plano de ação definido.

Resultados estão à vista

A implementação de práticas sustentáveis por parte destas entidades levou à conversão de mais de mil contentores para resíduos indiferenciados, à instalação de mais de 450 contentores destinados à promoção da reciclagem e à disponibilização de 1200 kits de separação de resíduos residenciais, enquanto instrumento de sensibilização que pretende estender as boas práticas às casas dos colaboradores envolvidos.

Estes resultados só foram alcançados devido ao investimento de cerca de 100 horas de trabalho técnico especializado na implementação do plano de ação definido, sendo que o reconhecimento do esforço é extensível aos cerca de 900 colaboradores que integram a comunidade interna destes serviços.

A distinção marca o início de um percurso que vai continuar com o acompanhamento assíduo da equipa técnica, com o objetivo de assegurar a renovação da certificação Coração Verde e de garantir a manutenção das boas práticas.

No Município do Porto estão inscritas na certificação Coração Verde 316 entidades, das quais 167 já receberam o diploma.