STCP lança concurso público internacional para aquisição de 30 novos autocarros elétricos
28/01/2025
A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) lançou, esta segunda-feira, um concurso público internacional para aquisição de mais 30 novos autocarros elétricos, de dimensão “standard”, e respetivas estações de carregamento. O investimento, de 12,9 milhões de euros, surge “no âmbito do plano de renovação da frota e da política de descarbonização em curso, e com o objetivo de eliminar os autocarros com motor a combustão”. As propostas podem ser apresentadas pelos concorrentes até dia 10 de março.
De acordo com um comunicado da STCP, o investimento está dividido em 12 milhões de euros para os autocarros e 900 mil euros para os postos de carregamento. A introdução na frota da empresa dos novos 30 autocarros elétricos deverá ocorrer ao longo do segundo trimestre de 2026. A partir daí, o número de autocarros elétricos em operação totalizará 126 viaturas 100% livre de emissões.
Já a nova estação de carregamento será acomodada na Estação de Recolha da Via Norte, instalações a que ficarão alocadas as novas viaturas da frota STCP.
Para a presidente da empresa, a STCP “está comprometida em liderar a transição para um transporte público mais sustentável e eficiente”.
“O lançamento deste concurso representa mais um passo concreto no nosso compromisso com a mobilidade limpa, em benefício da qualidade de vida dos nossos passageiros e das populações dos concelhos nos quais operamos”, refere, no comunicado, Cristina Pimentel.
Atualmente, a STCP tem uma frota de 446 veículos, dos quais 75% movidos a gás natural, 15% são viaturas 100% elétricas, e 10% utilizam diesel.
Recorde-se que o Município do Porto é o acionista maioritário da empresa intermunicipal (53,69%), sendo as restantes participações divididas entre os outros cinco concelhos onde a STCP opera (Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo).
Mais de 71 milhões de passageiros em 2024
Entretanto, esta segunda-feira, ficou também a saber-se que a STCP transportou 71,6 milhões de passageiros em 2024. “Em 2024, a STCP estima ter transportado 71,6 milhões de passageiros (dados de novembro e dezembro ainda provisórios). Destes, 70,8 milhões foram passageiros de autocarro e 638,7 milhares foram passageiros de carro elétrico”, revelou à Lusa uma fonte oficial da transportadora.
A STCP compara os números de 2024 com o “ano de referência” 2019, precisamente antes da pandemia de covid-19, concluindo que a transportadora “já ultrapassou os níveis de procura em todos os municípios onde opera exceto no município do Porto”.
“Este facto permite-nos concluir que a STCP cresce onde as condições de circulação se mantiveram inalteradas, o que demonstra uma apetência crescente pelo transporte público”, considera.
Os resultados de 2024 demonstram menos 3,7% que os 74,3 milhões transportados em 2023, algo que a empresa atribui às obras do Metro do Porto. Assim, “a construção das novas linhas de Metro, Rosa e Rubi, assim como a construção do canal para a futura linha de BRT [metrobus] do Porto impactaram significativamente nas condições de circulação nos municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia”.