Roteiro dos Anfíbios mostra diversidade da vida nas pequenas massas de água

06/03/2025

O Município do Porto volta a dar a descobrir a biodiversidade de seis massas de água bem preservadas da cidade com mais uma edição do “Roteiro dos Anfíbios”. Próxima viagem é até ao Antigo Tanque de Contumil e acontece a partir das 19 horas de 14 de março. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feita a partir das 21 horas desta quarta-feira, dia 5, na Eco Agenda.

O desafio desta atividade, destinada a todos os curiosos, é partir à descoberta da diversidade da vida aquática das pequenas massas de água e descobrir os seres que lá habitam.

O Antigo Tanque de Contumil é uma espécie de “oásis perdido no tempo”. Um local onde outrora se lavava roupa, esfregando-a com sabão rosa nos lavadouros de granito, ali existia, também, uma mina onde se demolhava o bacalhau.

Desaparecidos estes costumes, o tanque e as suas águas caíram no esquecimento, o que permitiu à natureza a recuperação do espaço. Sem o sal do bacalhau, nem o sabão a turvar as águas, as plantas e os animais reclamaram o habitat e este passou a ser um local recheado de tritões-de-ventre-laranja, larvas de sapo-parteiro e de diversas libélulas, que se refugiam entre as folhas de orelhas-de-burro.

As massas de água doce são habitats naturais de grande importância nos vários parques e espaços verdes, dado terem importantes serviços ecológicos e serem ecossistemas ricos em fauna e flora. No Porto, podemos, facilmente, ver e ouvir, por exemplo, a rã-verde em vários locais.

Procura-se, assim, promover a valorização e o respeito pela biodiversidade, através da ligação dos cidadãos a espaços naturalizados, essenciais para a sustentabilidade da cidade.