Fórum do Ambiente traz à tona o papel das cidades no âmbito do desenvolvimento sustentável

15/04/2025

O XIV Fórum do Ambiente decorreu, esta terça-feira, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob o tema “O Compasso do Desenvolvimento Sustentável”. O evento teve como foco as diferentes áreas de ação da Engenharia do Ambiente, tendo o Município sido representado pelo vice-presidente da Câmara, Filipe Araújo. “É nas cidades que estão os grandes motores e indutores da mudança necessária” no âmbito ambiental, realçou.

Este ano, o encontro, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e contando com o apoio do Município, procurou dar a conhecer à comunidade académica e respetivo público-alvo a ótica de profissionais experientes sobre as problemáticas ambientais que se enfrentam na atualidade, além dos desafios e oportunidades patentes na perspetiva do desenvolvimento sustentável em engenharia e nas organizações, nomeadamente no âmbito da gestão autárquica.

O vice-presidente da Câmara começou por lembrar que o mundo está mergulhado numa “conjuntura muito complexa, caracterizada por desafios particularmente difíceis”. Neste sentido, o também vereador do Ambiente e Transição Climática sublinhou que “estes tempos exigem, mais do que nunca, uma postura resiliente e inovadora para adaptar as nossas cidades às realidades em transformação”.

“É nas cidades que estão os grandes motores e indutores da mudança necessária”

“O Porto reconhece a importância deste momento na história e está empenhado em liderar pelo exemplo, transformando parte destes desafios em oportunidades para construir um futuro mais sustentável, eficiente, resiliente e inclusivo. É nas cidades que estão os grandes motores e indutores da mudança necessária”, indicou Filipe Araújo.

O autarca deu a conhecer aos participantes do XIV Fórum do Ambiente o trabalho que o Município tem feito em prol do ambiente, destacando iniciativas como o Pacto do Porto para o Clima. Também a implementação de medidas no âmbito da economia circular, da agricultura biológica ou da gestão sustentável da água foi tema de destaque.

“Ao que à expansão de áreas verdes urbanas diz respeito, fomos responsáveis por ter reabilitado ou ampliado mais de 84 hectares na cidade do Porto”, informou o vice-presidente, assegurando que a autarquia está comprometida em construir “uma cidade mais justa, mais coesa e neutra em carbono”.

O Fórum do Ambiente é um evento, anualmente, organizado com o intuito de proporcionar aos seus participantes uma formação complementar nas distintas áreas de ação da temática do ambiente, através da partilha de conhecimento científico, de experiências profissionais e do diálogo entre os convidados e o público.

Como oradores convidados, marcaram presença o secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, o diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Rui Calçada, o presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Bento Aires, a diretora dos Ciclos de Estudos em Engenharia do Ambiente, Joana Maia Dias, e a diretora-adjunta, Maria Cristina Dias.