Cidadãos contribuem para o debate de uma cidade neutra em carbono em 2030

06/06/2025

O Plano Municipal de Ação Climática 2030 (PMAC) continua disponível para consulta pública, de modo a receber propostas e ideias, até ao dia 16 de junho. O processo deverá ser formalizado através do Portal do Munícipe.

Já contribuíram com as suas questões e propostas 48 pessoas e foram já realizadas três sessões públicas (14, 19 e 20 de maio) de apresentação e debate, em três locais distintos da cidade (auditório da ETAR do Freixo, Casa do Desporto do Instituto Português do Desporto e Juventude e Porto Innovation Hub).

O PMAC é um instrumento de planeamento estratégico e operacional, previsto na Lei de Bases do Clima, que define as principais linhas de ação climática do Município em dois macro objetivos: atingir a neutralidade carbónica em 2030 e, em paralelo, aumentar a resiliência climática da cidade face ao esperado agravamento dos eventos climáticos extremos.

Para o seu desenvolvimento foram consultadas e integradas as componentes relevantes do Plano Diretor Municipal do Porto, do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil e do Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água.

A elaboração do PMAC desenvolveu-se por duas vias: a mitigação, orientada para as questões de descarbonização e pobreza energética; e a adaptação, orientada para as questões de resiliência territorial.