18/06/2025
Seguindo a temática da edição deste ano, o TEDxPorto colocou, novamente, uma “Grande Questão”: “O que é, exatamente, a sustentabilidade?”. E foi adotando as melhores práticas durante o evento que levou à Alfândega do Porto, assim como em várias iniciativas associadas, que encontrou respostas em matéria de reciclagem e não desperdício. Compromisso valeu-lhe, agora, um Coração Verde.
A distinção, promovida pela Lipor e pelo Município do Porto, através da Porto Ambiente, valoriza o comprometimento com a implementação de medidas ambientalmente responsáveis e sustentáveis, e foi entregue à organização pelo vice-presidente da Câmara, Filipe Araújo.
O Coração Verde reconhece a implementação de boas práticas de redução, reutilização, valorização dos resíduos urbanos e preservação dos ecossistemas.
Entre as boas práticas assumidas pelo TEDxPorto estão a prioridade na utilização de materiais reutilizáveis e/ou facilitadores dos processos de reciclagem/compostagem, a doação de bens alimentares e não alimentares, o envolvimento de voluntários, parceiros, fornecedores, equipas de limpeza e participantes no processo de gestão sustentável dos resíduos; ou a sensibilização contínua do público, peça fundamental para o sucesso da operação.
Com este compromisso, a iniciativa contribuiu para evitar a emissão de 342,61 quilos de CO2.
Como critérios de majoração, foi identificado desenvolvimento de ação de promoção social ou a parceria com o EcoPorto, da Porto Ambiente, na doação de material eletrónico para reparação e entrega a instituições.