A empresa municipal Porto Ambiente promove, nos dias 1, 2, 3 e 4 de julho, a partir das 10 horas, a segunda edição da iniciativa “Reciclar é Fish!”, nas praias do Homem do Leme, Aquário, Molhe e Carneiro, respetivamente. A ação visa sensibilizar os mais novos para o não abandono de resíduos no areal e alertar para os perigos do seu destino final serem os oceanos, o que resultará num impacto ambiental provocado pelos microplásticos.
Destinadas, essencialmente, ao público infanto-juvenil, estas sessões englobam o acompanhamento das equipas de limpeza de praias, para valorização do trabalho feito diariamente para que todos possam desfrutar de um areal limpo e aprazível, bem como a recolha, identificação e separação dos resíduos de forma correta.
Para cada tipo de resíduo, serão ainda indicadas as principais consequências da sua deposição indevida no areal, a par de possíveis soluções de reutilização. Todos os participantes terão ainda a oportunidade de contribuir para a criação de uma obra de arte construída com os resíduos recolhidos.
Em 2024, esta iniciativa envolveu mais de 400 crianças e jovens que se mostraram interessados em aprender mais sobre o impacto ambiental do abandono de resíduos no areal e as consequências nefastas desses gestos nas praias e oceanos.
Este ano, uma das novidades da iniciativa será a presença dos agentes seniores no dia 3 de julho, na Praia do Molhe, para participação nesta atividade, promovendo assim o convívio intergeracional.
Estas ações inscrevem-se no plano de educação ambiental, no âmbito da Bandeira Azul para 2025, subordinado ao tema “Restauro da Natureza”, promovido pela Águas e Energia do Porto, responsável pela gestão das praias do Município.
A atividade é gratuita, mas sujeita a pré-inscrição, que pode ser efetuada aqui.