25/07/2025
O Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade (PIEAS) para o ano letivo 2025/2026 foi revelado às instituições e estabelecimentos de ensino da cidade e quer aproximar as crianças e jovens da natureza.
Apresentado na semana passada, na Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto, o plano tem como objetivos principais contribuir para a literacia ambiental, a aquisição de novas competências, e a aprendizagem com e na natureza.
Na abertura da sessão, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, mencionou que o plano trabalha três pontos fundamentais, nomeadamente a necessidade de contrariar o “défice de natureza” que atualmente afeta crianças e jovens; a aposta no “conhecimento-ação”, ou seja, concretizar na prática aquilo que é ensinado na teoria e, por último, a importância da comunidade escolar tomar contacto com o que está a ser feito no Porto.
O documento contempla todas as atividades na área da sustentabilidade que se irão realizar nas escolas durante o próximo ano letivo, integrando temáticas como biodiversidade e contacto com a natureza em meio urbano, agricultura biológica e alimentação saudável, alterações climáticas e energia, economia circular e gestão dos resíduos e bem-estar animal. Este ano, inclui 45 propostas de atividades, das quais oito são novidades. As atividades destinam-se a grupos de todos os níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário, incluindo o ensino especial.
As ações são promovidas pelos Centros de Educação para a Sustentabilidade (CE.ES) da Divisão Municipal de Gestão Ambiental, pelo Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) e, também, por entidades parceiras como a Agência da Energia do Porto (AdEPorto), as empresas municipais Águas e Energias do Porto (AeEP) e Porto Ambiente (EMAP), a Escola Superior de Educação (ESEIPP) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESSIPP), e o Centro Regional de Excelência para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto). Esta edição apresenta ainda dois novos parceiros: a Associação Cais e o Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV).
O Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade 25/26 está disponível para consulta online. As inscrições para as atividades começam a partir do dia 8 de setembro e os links para as fichas de inscrição serão disponibilizados no dia 1 desse mês.