13/11/2025
A Domus Social mobilizou um grupo de moradores com mais de 65 anos dos bairros municipais para participar numa sessão do programa “A Sustentabilidade não tem idade”, promovido pela Porto Ambiente. A iniciativa desafiou estes cidadãos a assumirem um papel ativo na defesa do ambiente, mostrando que a idade não é um obstáculo à construção de uma cidade mais sustentável.
Entre os participantes estiveram gestores de entrada do Bairro de Santa Luzia, figuras centrais na gestão das zonas comuns, que tiveram oportunidade de conhecer o programa e partilhar boas práticas e desafios do quotidiano.
Ao longo da atividade, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre gestão de resíduos e boas práticas de reciclagem, identificando comportamentos a melhorar e trocando experiências sobre a realidade dos bairros municipais e da cidade.
Cada participante recebeu, ainda, um kit de “Agente Sénior”, simbolizando o compromisso com a cidadania ambiental e o contributo ativo para a melhoria do espaço urbano.
Agentes de mudança
Integrada no Plano de Ação “Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas 2023-2025”, esta iniciativa reforça o compromisso do Município do Porto em promover a participação ativa da população sénior e em valorizar o seu papel na coesão e sustentabilidade da cidade.
O programa “A Sustentabilidade não tem idade” convida cidadãos com mais de 65 anos a integrarem uma bolsa de “Agentes Sénior”, colaborando com as equipas de sensibilização da Porto Ambiente no reporte de deposição indevida de resíduos, anomalias em equipamentos ou abandono de sacaria.
Mais do que uma ação de vigilância, o programa reconhece os seniores como agentes de mudança, capazes de inspirar comportamentos ambientalmente responsáveis e fortalecer o espírito de cidadania ambiental no Porto.