Porto renova posição na rede internacional que acelera a economia circular

26/07/2022

A cidade do Porto renovou o seu envolvimento como parceiro da Fundação Ellen MacArthur (EMF), uma organização internacional que promove os princípios da economia circular a nível mundial, envolvendo municípios, empresas, peritos e sociedade civil.

A renovação desta parceria vai impulsionar o apoio às principais prioridades da cidade no que concerne à aceleração da transição circular, e, por conseguinte, na obtenção de resultados com benefícios económicos, ambientais e comunitários. Esta cooperação com a fundação internacional tem permitido a diversos agentes locais aceder a exemplos inspiradores e a conhecimentos específicos relacionados com o sistema alimentar, resíduos de construção e demolição, plásticos e negócios regenerativos.

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto e vereador do Ambiente e Transição Climática considera que “a renovação desta parceria é um reconhecimento de ambas as partes de que trabalhar numa economia circular é fundamental para alcançar a neutralidade carbónica até 2030, conforme previsto no Pacto do Porto para o Clima”.