Vídeo integral da sessão:

Podcast:

Notícias:

Fotografias:

Neste ciclo de conversas “Rumo à neutralidade carbónica 2030” pretende-se refletir sobre o futuro da cidade do Porto, numa perspetiva de alinhar este futuro olhando para os temas da sustentabilidade, da descarbonização e do objetivo da neutralidade carbónica em 2030, em linha com o Pacto do Porto para o Clima e a Missão Cidades.

“Energia descentralizada e limpa” é o tema desta primeira sessão, dia 4 de Maio pelas 18h, no Porto Innovation Hub. Iremos estar à conversa com:

– Jorge Sousa, Diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos do Centro Hospitalar Universitário de São João;
– João Peças Lopes, Professor Catedrático da FEUP;
 Carlos Sampaio, CEO da Elergone Energia;

e moderação de Rui Pimenta, Administrador da Agência de Energia do Porto.

Serão abordados alguns dos temas mais relevantes nesta área, como a importância da criação de Comunidades de Energia Renovável, a produção energética para autoconsumo, os modelos de negócio associados à geração de energia descentralizada e renovável, e as ambições de vários parceiros do Pacto do Porto para o Clima nesta matéria. A apresentação, divulgação e partilha de boas práticas é uma forma de inspirar outras organizações e cidadãos com vista acelerar a necessária e urgente transição climática.

Mais sobre o tema:

A produção de energia limpa e descentralizada contribui significativamente para a descarbonização das cidades, proporcionando inegáveis benefícios ambientais. Para além disso, os impactos positivos não se ficam por aqui: as vantagens económicas e sociais também são consideráveis, ajudando na diminuição da pobreza energética e promovendo uma transição energética integrada e justa no território.

Entre as várias fontes alternativas de energia, Portugal possui condições ímpares para uma aposta cada vez maior na energia solar, dado ser um dos países europeus com maior exposição solar. Este é um ponto de partida extraordinário que pode impulsionar a concretização dos ambiciosos objetivos climáticos a nível local, nacional e europeu.