Vídeo integral da sessão:

Podcast:

Notícias:

Fotografias:

Neste ciclo de conversas “Rumo à neutralidade carbónica 2030” pretende-se refletir sobre o futuro da cidade do Porto, numa perspetiva de alinhar este futuro olhando para os temas da sustentabilidade, da descarbonização e do objetivo da neutralidade carbónica em 2030, em linha com o Pacto do Porto para o Clima e a Missão Cidades.

“Mobilidade Sustentável” é o tema desta sessão, dia 11 de Maio pelas 18h00, no Porto Innovation Hub. Iremos estar à conversa com:

Carlos Abreu, Diretor da Unidade de Manutenção da Frota da STCP
Fabrizio Curtale, Diretor da Bird Portugal
Francisco Travassos, Diretor de Expresso e Logística dos CTT e CEO da Locky

e moderação de Teresa Stanislau, Membro do Conselho de Gerência da STCP Serviços.

Mais sobre o tema:

A mobilidade é determinante na gestão das cidades. A descarbonização dos meios de transporte é fundamental para atingir os ambiciosos objetivos climáticos do Porto, uma vez que as emissões que resultam dos transportes representam cerca de 40% do total de emissões no Porto.

Como tal, continuando a promover a capacidade de mobilidade dos cidadãos, é prioritário encontrar e desenvolver novas soluções de mobilidade urbana mais sustentáveis e que contribuam para uma vivência da cidade mais verde e equilibrada. O aumento do transporte público, partilhado e de zero emissões é determinante neste paradigma, ao qual se juntam a promoção da mobilidade ativa e da mobilidade suave que envolve as bicicletas (tradicionais e elétricas) ou as trotinetes elétricas.

No Porto, têm sido dados passos determinantes nesta transição, com um aumento da oferta de transporte público que se materializa nas obras de expansão da rede do Metro do Porto, no novo projeto do Metrobus atualmente em obra ou numa gestão intermunicipal dos STCP. Mas a mudança não está circunscrita à rede. A gratuitidade dos transportes públicos até aos 18 anos é um passo muito relevante na mudança de comportamentos e na promoção do uso do transporte público. Descarbonizar é fundamental, mas tem de ser acompanhado de uma migração do uso do veículo individual para o transporte público.

A mobilidade está em contínua reinvenção, com mudanças substanciais também ao nível da logística urbana que procura responder a novos desafios dos consumidores e encontrar soluções mais adequadas às dinâmicas dos centros urbanos. Procura-se, neste evento, abordar novas formas de mobilidade, compreender as soluções pensadas para o futuro, entender os desafios que se colocam perante estas mudanças, as estratégias existentes a nível municipal (e nacional) no âmbito da descarbonização dos transportes e da mudança de comportamentos das organizações e dos cidadãos.