Vídeo integral da sessão:

Podcast:

Notícias:

Fotografias:

Descarbonização da Construção” é o tema desta sessão, dia 18 de maio, às 18h00, no Porto Innovation Hub. Iremos estar à conversa com:

  • Francisco Rocha Antunes, Diretor de Desenvolvimento da + urbano
  • José Gomes Mendes, Diretor Executivo da Fundação Casais
  • Humberto Varum, Professor Catedrático da FEUP

com moderação de Bento Aires, Presidente da Ordem dos Engenheiros da Região Norte.

Mais sobre o tema:

Globalmente, o setor dos edifícios é responsável por 40% das emissões de gases com efeitos de estufa, considerando as diferentes etapas da sua vida: construção, manutenção, funcionamento e demolição. Importa destacar, ainda, que cerca de 70% da população mundial vai viver em cidades, de acordo com as estimativas das Nações Unidas. Como tal, é nas cidades que se joga muito do panorama atual e futuro da descarbonização, que deverá acompanhar a construção dos muitos milhares de habitações que irão dar resposta às necessidades crescentes de habitação nas cidades.

Na cidade do Porto, cerca de 50% das emissões de carbono são provenientes do setor dos edifícios, o que inclui o setor residencial e o dos serviços. A descarbonização da construção pode, assim, constituir-se um eixo fundamental para combater as alterações climáticas, tornando-se essencial repensar a forma de trabalho do setor com enormes desafios para os arquitetos, engenheiros, designers e todos os demais envolvidos em toda a cadeia de valor da construção dos edifícios.

Algumas destas mudanças têm de passar, necessariamente, pela implementação de políticas que promovam a circularidade dos materiais, por uma maior reutilização de resíduos de construção e demolição, pela escolha de diferentes materiais de construção, pela promoção da sustentabilidade desde a conceção, pelo incentivo a práticas de maior sustentabilidade na construção, pela certificação de edifícios com exigentes normas ambientais ou, ainda, por uma melhor integração das construções no meio envolvente.

São muitos os desafios para este setor nos próximos anos. Descarbonizar o setor da construção é o mote para uma conversa importante e necessária rumo à neutralidade carbónica da cidade do Porto até 2030.