Vídeo integral da sessão:

Notícias:

Podcast:

Fotografias:

“O Envolvimento da Comunidade” é o tema desta sessão, dia 15 de junho, pelas 18h, no Porto Innovation Hub. Iremos estar à conversa com:

  • Ana Gabriela Cabilhas, Presidente da Federação Académica do Porto;
  • Helena Silva, Diretora Executiva da Vintage for a Cause;
  • João Leão, Co-fundador do VIVALab;
  • Moderador: Daniel Freitas, Diretor para a Neutralidade Carbónica do Porto.


Mais sobre o tema:

Os cidadãos desempenham um papel cada vez mais importante na promoção da sustentabilidade, deixando de ser meros observadores para se tornarem agentes ativos, empenhados e decisivos. Um pouco por todo o mundo, vemos diversos exemplos de como os cidadãos – de todas as idades, mas com um especial destaque para as novas gerações – se envolvem em questões do foro ambiental e climático.

Os governos nacionais e locais reconhecem, através do discurso e de diferentes iniciativas, a importância do envolvimento da comunidade nesta matéria e têm procurado criar espaços de discussão, capacitação e inclusão. Mas este não é um papel somente reservado ao poder político: o setor privado tem dado sinais de que a crescente preocupação dos indivíduos e o seu interesse pela sustentabilidade dos territórios e do Planeta faz diferença na hora de promover modelos de negócio mais sustentáveis, produtos mais amigos do ambiente e serviços que reduzam significativamente o impacto negativo nos ecossistemas.

Ao nível local, o Município do Porto tem procurado dinamizar algumas comunidades e tem desempenhado um papel de agente facilitador e mobilizador em diferentes contextos. No entanto, não cabe ao Município o exclusivo desta ação. Tão importante como o envolvimento direto dos cidadãos é o trabalho em rede com múltiplos parceiros existentes na cidade que são veículos determinantes na participação ativa, nos processos de capacitação e na sensibilização para a necessária mudança de comportamentos.

O envolvimento da comunidade é visível em vários setores da cidade e procuraremos dar enfâse a alguns deles: o Pacto da Queima das Fitas para o Clima, promovido pela Federação Académica do Porto, é uma faceta visível da forma como os mais jovens podem contribuir em prol da sustentabilidade. O VIVALab adota uma abordagem diferenciada para envolver os cidadãos de várias idades de forma criativa e inovadora e a Vintage for a Cause tem feito um trabalho muito interessante e altamente meritório que alia a inclusão e a economia circular.

Nesta sessão, procuraremos explorar diferentes formas de envolvimento da comunidade, alguns dos ângulos possíveis e os resultados alcançados nestas dinâmicas. O alinhamento da comunidade em prol de um objetivo comum como é a neutralidade carbónica do Porto até 2030 irá contribuir de forma decisiva para o cumprimento deste ambicioso objetivo.