Vídeo integral da sessão:

Notícias:

Podcast:

Fotografias:

“O Sequestro de Carbono” é o tema desta sessão, dia 22 de junho, pelas 18h, no Porto Innovation Hub. Iremos estar à conversa com:

  • Isabel Sousa Pinto, Professora na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Diretora no CIIMAR;
  • José Paulo Silva, Diretor da Port’Ambiente (grupo Veolia);
  • João Gonçalo Soutinho, Presidente e Co-fundador da VERDE – Associação para a Conservação Integrada da Natureza;

Moderadora: Marta Pinto, Chefe da Divisão Municipal de Gestão Ambiental da Câmara Municipal do Porto

As soluções de base natural (as árvores, os solos, as massas de água, o oceano…) podem desempenhar um papel fundamental como sumidouros de carbono, sendo soluções multifuncionais, económicas e imediatamente disponíveis para uma economia de baixo carbono.

Para complementar estas diversas soluções naturais, têm sido feitos outros investimentos pelo mundo no desenvolvimento de tecnologias de sequestro de carbono, que constituem uma opção importante para a mitigação das emissões. Entre estas tecnologias em desenvolvimento e investigação, algumas das quais ainda sem grande maturidade, constam algumas que pretendem capturar o CO2 no ponto de emissão, submetê-lo a um processo químico, transformá-lo e armazená-lo em formações geológicas em profundidade. Existem, ainda, tentativas de capturar o dióxido de carbono diretamente do ar. No entanto, estas tecnologias enfrentam, ainda, desafios significativos em termos de viabilidade económica.

O sequestro de carbono da atmosfera é uma das vertentes mais desafiantes no que diz respeito ao papel da descarbonização e ao desígnio da neutralidade carbónica de qualquer território. No contexto da cidade do Porto, é através das soluções naturais que tem sido considerado o sequestro de carbono, nomeadamente através da preservação e expansão da área verde urbana com a criação de mais parques e jardins, aos quais se soma a plantação de árvores em espaços verdes e arruamentos.

Nesta sessão vamos tentar perceber em que ponto se encontra a investigação sobre as possibilidades de sequestro de carbono, o desenvolvimento de tecnologias e o potencial das soluções de base natural como importante sumidouro de CO2, mesmo em área urbana.