Vídeo integral da sessão:

Podcast:

Notícias:

Fotografias:

“Os desafios de uma transição justa” é o tema desta sessão, dia 29 de junho, pelas 18h, no Porto Innovation Hub. Iremos estar à conversa com: 

  • Maria do Rosário Palha, Senior Sustainability Manager da Fundação Calouste Gulbenkian 
  • Mariana Almeida, Jurista do Departamento Jurídico e Económico da DECO 
  • Isabel Azevedo, Diretora da Unidade de Energia do INEGI 

Moderador: Rúben Fernandes, Administrador Executivo da Águas e Energia do Porto 

A transição justa no caminho rumo à neutralidade carbónica é uma questão de extrema importância pelo desafio imperioso de garantir uma transição equilibrada, equitativa e inclusiva, capaz de envolver todos os cidadãos.  

São múltiplos os tópicos relacionados com a descarbonização da economia, muitos dos quais têm sido abordados neste ciclo de conversas. Da mobilidade à eficiência energética, do sistema alimentar à construção, todos os tópicos exigem mudanças de comportamentais que impactam com a disponibilidade de recursos dos cidadãos. 

Em Portugal, os desafios da transição agudizam-se em algumas áreas, especialmente pelas dificuldades de alguns dos pontos de partida. Por exemplo, a pobreza energética é uma realidade preocupante que levanta enormes desafios para a implementação de medidas sustentáveis. Neste contexto, é essencial que a transição energética e climática seja justa. É necessário garantir que as políticas públicas e os movimentos de transição são abrangentes e apoiam as pessoas, especialmente as mais vulneráveis, no acesso e garantia a condições de vida dignas e adequadas, mas ao mesmo tempo sustentáveis e alinhadas com as preocupações climáticas e ambientais.  

Em consonância com as políticas e as metas da União Europeia, o Porto está empenhado em liderar pelo exemplo na ambição da neutralidade carbónica. A transição justa é uma matéria complexa, que exige a colaboração e o envolvimento de diversas entidades em prol dos cidadãos. A união de esforços entre organizações, governos, empresas e cidadãos é fundamental para garantir que todas as pessoas possam usufruir dos benefícios e das oportunidades disponibilizadas por estas mudanças.  

Nesta sessão vamos conhecer alguns projetos e entidades que têm proativamente trabalhado nesta matéria, debater estratégias em desenvolvimento, partilhar experiências e procurar soluções inovadoras que beneficiem os cidadãos e o Planeta em conjunto, porque é fundamental uma visão da cidade, do país e do Planeta para e com as pessoas. Juntos, podemos construir uma transição justa, não deixando ninguém para trás.