Vídeo integral da sessão:

Notícias:

Fotografias:

“A importância dos dados” é o tema desta sessão, dia 6 de julho, pelas 18h, no Porto Innovation Hub. Iremos estar à conversa com:

  • Miguel Almeida, Especialista em ciência de dados
  • Ana Leite, Diretora do Departamento Municipal de Proteção de Dados do Município do Porto
  • Ana Lima, Diretora Técnica e Coordenadora do Departamento EPMQ (IT Engineering – Process, Data, Maturity, and Quality) do Instituto CCG/ZGDV, e Professora Convidada na Universidade do Minho
  • Moderador: João Bastos, Diretor de Arquitetura de Sistemas e Análise de Dados na Porto Digital



Numa era cada vez mais digital e conectada, os dados, a informação e o conhecimento que deles advém desempenham um papel crucial na abordagem à gestão das cidades, na definição de estratégias e políticas públicas. Como tal, os dados são muito importantes na abordagem às alterações climáticas e, por conseguinte, no caminho para a neutralidade carbónica.

No contexto da gestão das cidades, a recolha, análise e utilização eficiente da multiplicidade de dados disponíveis são fundamentais para impulsionar ações concretas e sustentáveis, possibilitando decisões cada vez mais informadas e orientadas pelos dados, numa lógica de afirmação das decisões que são tomadas baseadas em dados.

Através da monitorização contínua das emissões de gases de efeito estufa, as cidades podem identificar tendências, ajustar as suas estratégias e medir o impacto das medidas implementadas. A utilização de dados confiáveis e atualizados fornece uma base sólida para a tomada de decisões informadas e permite a implementação de políticas eficazes rumo à neutralidade carbónica.

A cidade do Porto realiza a monitorização das emissões desde o ano 2004, tem um portal de dados abertos disponível ao público que se encontra em melhoria contínua e pretende continuar a trabalhar nos dados de consumo da cidade e na sua monitorização, sempre orientada pela premissa bem conhecida de que só é possível melhorar aquilo que se consegue medir.

O portal de dados abertos da cidade do Porto, aliado a uma estratégia interna de valorização de dados, foi criado para conceder a todos de forma livre, gratuita e imediata, o acesso a uma ampla variedade de conjuntos de dados da cidade, com o objetivo de promover o aumento do conhecimento, o envolvimento dos cidadãos e potenciar o desenvolvimento futuro.

Nesta sessão, orientada à importância dos dados na definição de estratégias e políticas públicas, vamos procurar adensar a conversa sobre o potencial das cidades para se tornarem laboratórios vivos para a inovação e compreender qual pode ser o papel dos dados numa cidade inteligente que quer ser neutra em carbono até 2030.