Pavilhão da Água reabre com uma nova energia

31/05/2023

O Pavilhão da Água assinala o Dia Mundial da Energia com novas experiências ligadas à eficiência energética. Esta terça-feira, dia 30 de maio, o Pavilhão mergulhou numa aventura eletrizante e abriu as suas portas com novos módulos e uma nova capacidade de produção de energia própria, com base em fontes renováveis.

Numa parceria entre a Águas e Energia do Porto, E-Redes e Agência de Energia do Porto, o centro de educação ambiental junta, agora, a área da energia à sua mostra expositiva. Mantendo a interatividade já caraterística das restantes experiências do Pavilhão da Água, os novos módulos mostram como as casas do futuro podem ser mais eficientes em termos energéticos, reduzindo, assim, a nossa pegada carbónica.

Para juntar à experiência imersiva com recurso à água, o Pavilhão da Água ganha novos conteúdos de caráter pedagógico que pretendem realçar a importância da transição energética, adicionando três experiências às 24 já existentes. A Casa inteligente, o Ciclo da Energia e um Quiz Digital juntam-se ao circuito expositivo do Pavilhão para mostrar as casas do futuro, energeticamente mais eficientes, e as novas formas de energia sustentável.

Energia limpa e mais sustentável

A partir de agora o Pavilhão da Água tem instalada na cobertura uma unidade de produção fotovoltaica de 70 módulos. Prevê-se uma produção anual de 48 Megawatt-hora, diminuindo, anualmente, a sua pegada carbónica em 8,8 toneladas de CO2.

A nova capacidade de produção de energia própria, com base em fontes renováveis, vem acrescentar um cariz de maior sustentabilidade a uma infraestrutura já de si promotora da utilização racional de recursos escassos no planeta. Num período normal de sol, a energia utilizada pelo Pavilhão da Água será exclusivamente originária de origem solar, inteiramente gratuita e sustentável. O investimento feito paga-se a si próprio, estimando-se um período de retorno de pouco mais de cinco anos.