No final do Hackacity ficou a ganhar a cidade com ideias de futuro para a mobilidade

28/11/2023

Um dia inteiro a pensar em soluções para a mobilidade. Este foi o desafio lançado a 144 participantes, distribuídos por 33 equipas, durante a sexta edição do Hackacity, que decorreu, esta sexta-feira, no Museu do Carro Elétrico. No final, ficou a ganhar a cidade, com propostas inovadoras e que podem passar do computador para a realidade diária de quem circula pela cidade.

O Hackacity é uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto, coordenada pela Porto Digital, através do Porto Innovation Hub, e conta com a Ripply como parceiro estratégico. Criado em 2016, no hackathon da cidade participam entusiastas de tecnologia, inovação e dados, que, durante um dia, se dedicam, totalmente, à resolução dos desafios urbanos da cidade.

“Damos dados para que as pessoas nos possam ajudar a trabalhar os desafios que nos são colocados diariamente”, sublinha o vice-presidente da Câmara, durante uma visita ao evento.

Filipe Araújo garante que das “mentes brilhantes” muitas ideias são aproveitadas. “Tudo aquilo que é aqui desenvolvido ajuda-nos. Obtemos informação e trabalho de dados e tentamos aproveitar no dia-a-dia”, frisa o também vereador da Inovação e Transição Digital.

Além dos participantes poderem analisar e melhorar os dados disponibilizados no Portal de Dados Abertos, esta iniciativa permite ainda um interessante “networking” entre pares e com mentores especializados em dados, sem esquecer a criação de impacto positivo junto da comunidade.

Maior participação de sempre

O Hackacity teve, este ano, a maior participação de sempre. Durante 12 horas, 33 equipas foram desafiadas a encontrar soluções para uma das missões mais prementes da cidade: atingir a neutralidade carbónica até 2030.

No final ganhou a cidade com ideias para a mobilidade e sustentabilidade. Para efeitos da história do evento ficam aqui os vencedores da edição 2023: Hackitects (construção de um modelo para melhorar os bloqueios de estradas), Critical Data (melhoria dos KPI de mobilidade e na simulação do fluxo de tráfego através de uma abordagem holística) e Data Contact (partilha de boleias a partir de pontos de encontro convenientes).

O prémio Qualidade de Dados foi para a equipa Data Pack (solução apelidada de “GreenGoFlow.ai!” e tem como objetivo ajudar a organizar eventos no Porto para melhorar a qualidade do ar, reduzindo as partículas e as emissões de CO2, que ocorrem, naturalmente, por ocasião de um grande evento).