Relatório da Global Sustainability Benchmark in Sports avalia positivamente o trabalho realizado nos Dragões

09/02/2024

O FC Porto surge no terceiro lugar do ranking mundial de sustentabilidade elaborado pela Global Sustainability Benchmark in Sports (GSBS), relativo à época 2021/22.

A performance do FC Porto foi avaliada pela primeira vez e surge logo muito bem cotada, entre alguns dos maiores clubes ou organizações do desporto mundial. Numa avaliação até 100, ao FC Porto é atribuído um resultado de 79%, num balanço global das quatro principais áreas em análise: ambiente, social, Corporate e Governance.

Apenas a Fórmula E, líder do ranking, e o Borussia Dortmund (ambos avaliação final de 81%) superam a performance portista. O relatório do GSBS destaca a “estratégia clara e a abordagem ambiciosa” nesta área, para além da “estrutura e organização sofisticadas”.

Teresa Santos, responsável pela área de sustentabilidade do FC Porto, comentou: “É com grande satisfação que recebemos este resultado, que reforça o compromisso do FC Porto com a sustentabilidade e a excelência. Esta classificação valida a nossa abordagem estratégica, enfatizando a importância da integração da sustentabilidade em todas as vertentes do clube e consolidando o nosso compromisso em sermos não só um líder desportivo, mas também um exemplo de responsabilidade e impacto positivo na comunidade.”

Christian Hartmann, CEO do GSBS, também deu o seu testemunho, felicitando o trabalho feito no FC Porto: “Enquanto muitas organizações na área do desporto profissional ainda estão numa fase madrugadora da sua jornada sustentável, o FC Porto já atingiu resultados impressionantes logo nesta primeira avaliação”.

E acrescentou: “Na Europa, tendemos a dar maior destaque às cinco principais Ligas, mas estamos muito felizes por ver os resultados e o trabalho fantástico que já se faz em Portugal. Foi impressionante ver o grande profissionalismo e seriedade para com o tema da sustentabilidade dentro do clube.”