A gestão da água levada a cabo pela Águas e Energia do Porto e as políticas de igualdade de género, salários competitivos e aposta em formação da Domus Social foram distinguidas pelos Prémios Caixa ESG. Galardões foram entregues, pela primeira vez, a empresas que se destacam em matérias ambientais, sociais e de governação
No momento de entrega dos prémios, foi destacado que o objetivo é distinguir “empresas que demonstram um desempenho de liderança nas três dimensões fundamentais do desenvolvimento sustentável, a par do bom desempenho económico e financeiro”.
Distinguida pela forma como faz a captação, tratamento e distribuição da água, a Águas e Energia do Porto foi a única entidade do setor a receber o prémio.
Já a empresa municipal de Habitação e Manutenção do Porto foi classificada pela Caixa Geral de Depósitos como “forte” no rating geral.
Segundo o relatório da instituição financeira, a Domus Social destaca-se na área de igualdade de género. Com mais de metade dos cargos de chefia (13 em 22) ocupados por mulheres, foi-lhe atribuída classificação 4, a mais alta na escala de avaliação.
A empresa municipal destacou-se, ainda, por um nível salarial competitivo e investimento em formação acima da média do setor, assim como pela eficácia do seu modelo de governo e sistema de controlo interno, alcançando o terceiro nível de classificação.
A iniciativa da Caixa Geral de Depósitos premeia empresas nacionais de vários setores de atividade da economia portuguesa desde indústria de transformação, gestão da água, comércio, construção, transporte, ao setor da energia e imobiliário, que mostram que a sustentabilidade cria valor ao negócio e representa um fator diferenciador, inovador e de maior competitividade.
A elegibilidade das empresas para os Prémios Caixa ESG é determinada por aquela entidade financeira, com base nos relatórios e contas apresentados no fim do ano e os últimos relatórios de gestão e reportes de sustentabilidade.