Requalificação devolve esplendor ao Jardim do Roseiral

23/03/2024

Iniciou nesta segunda-feira, dia 18 de março, a empreitada de recuperação dos caminhos e drenagem do Jardim do Roseiral, localizado no Palácio de Cristal, cujo investimento ronda os 125 mil euros.

A requalificação surge da necessidade em corrigir várias deficiências, nomeadamente, ao nível dos pavimentos pedonais em saibro, muito desgastados, principalmente pela inexistência de qualquer sistema de drenagem.

A intervenção prevê recuperar os pavimentos pedonais e dotar aquele espaço verde de um sistema de drenagem. Contempla, ainda, intervenções pontuais nos muros e pérgolas existentes.

A requalificação pretende devolver mais conforto e segurança ao espaço, promovendo uma maior fruição e atraindo mais pessoas. Tem um prazo de execução previsto de 180 dias.

O Jardim do Roseiral desenvolve-se em três socalcos e deve o seu nome ao conjunto de canteiros plantados com roseiras, os quais assumem diversas formas geométricas. Neste jardim, é possível disfrutar de vários elementos arquitetónicos dos antigos Paços do Concelho, incluindo a Pedra de Armas, que presidia a fachada, uma fonte que estaria no átrio de entrada e um conjunto de portais.