STCP acompanha, em tempo real, a atividade diária da sua frota

24/03/2024

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) segue, a par e passo, a circulação da sua frota pela cidade. Desde o início do ano, a empresa intermunicipal tem uma equipa instalada no Centro de Gestão Integrada (CGI), permitindo atuar com maior rapidez sobre o serviço público de transportes perante o incumprimento de horários, acidentes e incidentes, constrangimentos na rede e avarias.

A equipa da STCP registou, desde o início do ano, 472 ocorrências, que perturbaram o normal funcionamento do serviço público de transportes, ou seja, uma média de 10 ocorrências/dia (47 dias úteis). Cerca de 48% (222) delas decorreram do estacionamento indevido, das quais 12% foram registadas em corredor bus e 25% em paragem. Dos registos de acontecimentos devido a estacionamento indevido, a equipa Via Livre conseguiu intervir em 55% dos casos. As restantes ocorrências decorreram de imprevistos na circulação (acidentes, avarias de veículos na via pública, aluimentos, entre outros).

O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, acompanhado da presidente da STCP, Cristina Pimentel, e dos restantes elementos do conselho de administração da empresa, visitaram as instalações do CGI, onde puderam observar a atividade diária da referida equipa, que funciona entre as 6 e as 20 horas, de segunda a sexta-feira.

Dos registos de acontecimentos devido a estacionamento indevido, a equipa Via Livre conseguiu intervir em 55% dos casos

O Centro de Gestão Integrada assume, desde 2015, a gestão integrada de várias entidades no sentido de garantir maior eficiência e capacidade de resposta do Município do Porto em situações de intervenção multidisciplinar. Na sala de operações do CGI é possível visualizar, em tempo real, via videowall, as imagens das câmaras de gestão de tráfego e detetar as perturbações na circulação rodoviária, o que permite potenciar uma atuação mais ágil e integrada, assim como acompanhar a atividade operacional no terreno e a partilha de informação entre as entidades envolvidas.

Em simultâneo, a STCP gere um centro de controlo da operação da rede onde visualiza e acompanha, em tempo real, a situação e localização de cada autocarro STCP o que permite ajustar a operação às várias ocorrências na via pública e frota.