Parque Central da Asprela inscreve mais seis hectares de espaço verde na gestão municipal

27/03/2024

Era um espaço pertença da Universidade do Porto mas foi o esforço conjunto com o Município e o Instituto Politécnico que ofereceu o Parque Central da Asprela, não apenas à comunidade académica, mas a toda a cidade. Com a constituição de direito de superfície, aqueles seis hectares de paisagem cuidadosamente arquitetada são, a partir de agora, geridos pela Câmara do Porto. Escritura foi assinada pelo vice-presidente do Município, Filipe Araújo, e pelo reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira.

Inaugurado em 2022, o Parque Central da Asprela foi uma das grandes apostas do Município do Porto na adaptação aos efeitos das alterações climáticas. A sua criação teve como objetivo principal a mitigação da ocorrência de cheias e inundações, garantindo, deste modo, a proteção de pessoas, bens e de infraestruturas, nomeadamente a linha do Metro.

A relevância da criação do Parque Central da Asprela como resposta à perda de biodiversidade a que se assiste em meio urbano, tendo contemplado a reabilitação e estabilização do leito e margens com recurso a soluções de base natural, a criação de bacias de retenção naturais, capazes de acomodar até dez mil metros cúbicos de água, durante períodos de precipitação intensa, a consolidação da estrutura verde local e o aumento da permeabilidade.

O investimento de 1,9 milhões de euros, financiados pelo Fundo Ambiental, permitiu a criação de espelhos de água, a plantação de 900 elementos arbóreos e a preservação de mais de sete centenas destes.

Acresce a intervenção em ribeiras e a disponibilização de mais de dois quilómetros de percursos pedonais e cicláveis, acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

A passagem do parque para a gestão municipal marca, assim, um novo capítulo na sua história, reforçando o empenho do Município do Porto na preservação e valorização dos espaços verdes urbanos como pilares de uma cidade mais sustentável e resiliente.