Contrato Climático do Porto faz acelerar todos os caminhos da descarbonização

17/04/2024

Com um Contrato Climático firmado, a cidade do Porto mantém, não apenas o compromisso, mas o passo acelerado para alcançar a meta da neutralidade carbónica até 2030. Na semana passada, o Município deu a conhecer os avanços de dois projetos que se têm revelado fundamentais para este desígnio: o ASCEND, que prevê a criação de um distrito de “energia positiva”, e o WAKE UP!, que integra tecnologia e informação para colocar os cidadãos no centro da ação climática.

“A neutralidade carbónica até 2030 é uma ambição enorme do Porto que contribuirá para uma cidade com cada vez maior qualidade de vida”, sublinhou o vice-presidente da Câmara, na sessão “Acelerar a descarbonização do Porto”, que teve lugar na Porto Innovation HUb.

Igualmente responsável pelo Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo voltou a afirmar a vontade do Município em “liderar pelo exemplo com um plano objetivo, capaz de mobilizar instituições públicas, privadas e os portuenses”.

Recorde-se que o Porto foi selecionado, pela Comissão Europeia, para integrar o grupo das 100 Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima, consolidando a sua liderança a nível nacional e europeu na ação climática.

No âmbito da participação nesta Missão Cidades, o Porto submeteu, recentemente, para avaliação, o seu Contrato Climático de Cidade, a estratégia integrada para atingir os objetivos climáticos.

Os compromissos assumidos pelo Município, assim como o plano de ação e o plano de investimentos, que refletem a visão do Porto para 2030, foram apresentados pelo diretor para a Neutralidade Carbónica do Porto, Daniel Freitas.

ASCEND e WAKE UP!, motores sustentáveis da descarbonização

Dentro das múltiplas iniciativas promovidas pelo Pacto do Porto para o Clima, que já conta com centenas de adesões, dois projetos tem-se mostrado fundamentais para o objetivo comum. Na Porto Innovation Hub, Sílvia Sousa e Ana Silva apresentaram as atividades desenvolvidas pelo consórcio local durante o primeiro ano de implementação do ASCEND (Accelerate Positive Clean Energy Districts).

O objetivo do projeto é acelerar as áreas urbanas de energia positiva, contribuindo para a saúde das cidades, para a inclusão e neutralidade climática e para potenciar a escalabilidade do desenvolvimento de soluções PCED (Positive, Clean Energy Districts) custo-efetivas.

O projeto, com duração até 2028, tem um orçamento global de cerca de 25 milhões de euros para um consórcio de 39 beneficiários de 14 países diferentes.

Já Ana Rita Barros, da direção para a Neutralidade Carbónica, apresentou o WAKE UP! (Wider Approach to Keep Engaged citizens on sustainable Urban Policies), o projeto-piloto do Município para integrar tecnologia e informação para colocar os cidadãos no centro da ação climática.

Além de procurar incentivar comportamentos mais sustentáveis, o projeto procura servir de inspiração para outras cidades que pretendam aumentar os seus esforços de descarbonização.