Porto testemunha, em Valência, o envolvimento dos cidadãos para a transição climática​

28/04/2024

Depois do workshop dedicado à mobilidade da cidade do Porto, que decorreu nos dias 17 e 18 de abril, no âmbito do projeto europeu SSH Centre, o Porto foi convidado a estar em Valência para um novo workshop, desta vez no âmbito do envolvimento da comunidade.

O Porto lidera o tema “Comunidades de Mobilidade”, tendo recebido investigadores e representantes de outras cidades que se juntaram para a co-criação de soluções ajustadas à realidade municipal. De igual modo, o Porto foi convidado para dar o seu contributo no evento realizado em Valência, nos dias 23 e 24, sobre o tema do envolvimento da comunidade, promovendo a ação dos cidadãos no sentido da descarbonização da cidade e a ação coletiva.

Durante estes dois dias, foi possível dar alguns exemplos do Município do Porto, nomeadamente através de iniciativas como Pacto do Porto para o Clima, o Ciclo de Conversas rumo à neutralidade carbónica e projetos em execução como o WAKE UP! ou o recém terminado projeto URBiNAT que envolveu a comunidade, com especial destaque na freguesia de Campanhã. Paralelamente, os momentos de partilha que foram criados no decorrer deste evento, inspiraram também o trabalho futuro do Porto nesta temática.

Em Valência, para além do Porto, estiveram representadas a cidade anfitriã, Léon (França), Nantes (França), Mannheim (Alemanha), Bolonha (Itália), Dublin (Irlanda), Valladolid (Espanha) e Vilnius (Lituânia).

Recorde-se que no âmbito da Missão Europeia “Cidades com Impacto Neutro no Clima e Inteligentes até 2030”, apenas 112 cidades foram selecionadas para anteciparem o objetivo da neutralidade carbónica para 2030, tornando estas comunidades de partilha ainda mais relevantes para a resolução dos desafios e construção conjunta desta jornada.