Escola Profissional do Infante

A Escola Profissional do Infante é uma instituição de ensino, com mais de 30 anos de experiência, cuja missão principal é educar e formar os jovens da região, tendo em vista a aquisição de uma profissão. A EPI ministra aos seus alunos e formandos uma formação de qualidade, de forma a que desenvolvam saberes e competências que lhes permitam iniciar um percurso formativo ao longo da vida, proporcionando o acesso a estudos superiores ou à inserção no mercado de trabalho, conforme os seus projetos de vida.

Ação climática

Consciente da importância da preservação, proteção e melhoria da qualidade do ambiente, a Escola Profissional do Infante tem implementado medidas para promover comportamentos mais sustentáveis e responsáveis, nomeadamente a utilização de plataformas digitais, desmaterializando assim os processos administrativos, educativos e formativos; utilização prudente e racional dos recursos naturais, através da utilização de dispensadores de água com bloqueio automático, utilização de produtos reciclados, reutilização de materiais e equipamentos. Considera, ainda, a eficiência energética nos espaços que são afetos à prática formativa, com vista a aumentar o desempenho energético através da adoção de medidas passivas e fomento do uso de equipamentos mais eficientes. Paralelamente, e através de uma economia circular, a EPI adota um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, o aluguer, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, enquanto possível.

Testemunho

Reconhecendo a importância de contribuir para o desenvolvimento sustentável como forma de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das gerações atuais e futuras, conjugando o desenvolvimento económico com a defesa do ambiente e a justiça social, a assinatura do Pacto do Porto para o Clima, visa reiterar o compromisso da EPI de integração nas suas práticas, políticas e ações de desenvolvimento sustentável.

António Marques Madama
Diretor Geral da Escola Profissional do Infante, 2024