07/06/2024
A Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN) desafiou, no Dia Mundial do Ambiente, responsáveis de diferentes áreas para pensar e debater a sustentabilidade das cidades. A conferência “Sustainability4cities”, organizada em parceria com a Fundação de Serralves, decorreu no auditório do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves.
Na sessão abertura, o vice-presidente da Câmara destacou o trabalho desenvolvido nos últimos anos em várias áreas, especialmente no ambiente, relembrando que “a cidade do Porto tem como objetivo tornar-se, uma cidade mais sustentável, neutra em carbono e adaptada aos desafios que as alterações climáticas nos colocam”.
“Não queremos que estes objetivos se fiquem apenas pelas palavras, mas que sejam concretizados”, assinalou Filipe Araújo, acrescentando: “importa mobilizar e poder contar com o apoio e o suporte dos cidadãos, no caso dos portuenses que cá vivem, mas também de todos aqueles que no Porto trabalham, estudam e nos visitam, sempre numa lógica de contribuir para uma cidade próspera e sustentável”.
O também vereador do Ambiente e Transição Climática lembrou, a propósito, o Pacto do Porto para o Clima, lançado em 2022 e cujo principal objetivo “é juntar organizações públicas e privadas e os próprios cidadãos a participarem ativamente no roteiro da cidade para a neutralidade carbónica até 2030”, conferindo “uma oportunidade para impulsionar negócios e criar uma cidade mais justa, coesa e sustentável, onde ninguém é deixado para trás nesta transição climática e energética”.
No período da manhã um conjunto de oradores especialistas analisaram várias abordagens para a constituição de cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes, sustentáveis e biodiversas. O programa contou com a realização de visitas guiadas e temáticas no Parque de Serralves.