Programas municipais Rua Direita e Rede 20 vencem prémio espanhol "Cidades que Caminham"

24/09/2024

A estratégia do Município do Porto em matéria de atuação no espaço público ultrapassou fronteiras e foi distinguida em Espanha. Os programas Rua Direita e Rede 20 venceram, na categoria “Cidades Portuguesas”, o prémio “Cidades que Caminham”.

O prémio, atribuído pela Rede de Cidades e Vilas que Caminham, da qual o Porto faz parte desde o início do ano, procura reconhecer as ações postas em práticas pelos municípios aderentes em matéria de segurança rodoviária, acessibilidade universal e meio ambiente.

O foco do Município tem ido no sentido de criar melhores condições de acessibilidade, conforto e segurança na mobilidade suave, com principal enfoque na circulação pedonal, numa lógica de melhoria contínua da utilização e da apropriação do espaço público por parte dos munícipes, adotando medidas inovadoras, eficientes e sustentáveis.

As medidas adotadas abrangem toda a cidade, numa extensão de 45 quilómetros, distribuídos por 326 arruamentos.

O Programa Rua Direita foi criado para promover a requalificação de espaços públicos degradados, integrados na rede fina do sistema viário municipal, chegando às áreas centrais, assim como às mais periféricas.

Já o Rede 20 propõe uma nova regulação dos espaços públicos, destinando-os de forma prioritária à mobilidade suave e muito particularmente ao peão, considerando as necessidades logísticas específicas das atividades comerciais e turísticas e com soluções para o estacionamento automóvel exclusivo para moradores.

A criação de plataformas de partilha, o alargamento dos passeios com piso confortável em detrimento da oferta excessiva destinada à rede viária, ou o condicionamento de tráfego automóvel em alguns arruamentos, fazem parte da estratégia que os diversos programas implementados pelo Município do Porto têm materializado, em linha com o Pacto do Porto para o Clima, que tem o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica até 2030.

As soluções de requalificação que têm vindo a ser implementadas visam promover uma circulação segura, franca e convidativa por parte dos seus utilizadores e moradores, dando um novo usufruto e valorizando o espaço público.

Entre os critérios avaliados pela Rede de Cidades que Caminham estão o alcance das medidas e a sua transversalidade, as parcerias institucionais, a possibilidade de serem replicadas, assim como a comunicação e o recurso a um processo participativo.