Circular Economy Market animou Jardim de São Lázaro

08/10/2024

O Jardim de São Lázaro, na baixa, foi o local escolhido para a edição deste ano do Comum – Circular Economy Market. Um espaço que se destinou, mais uma vez, à promoção de temáticas relativas à circularidade e à sustentabilidade.

O evento contou com diversos empreendedores da economia circular e de produtos sustentáveis, workshops, música e arte. De entre todas as atividades e empreendedores presentes neste mercado, foi possível conhecer negócios que respeitam normas e práticas ambientais, como negócios de venda de produtos em segunda mão, produtos cuja produção é biológica e caseira e produtos artesanais (feitos à mão).

Vários workshops dedicados aos mais novos também fazem parte da missão deste mercado, com um caráter inovador na cidade. Sempre com base na lógica da transformação de materiais, em todos os workshops foram usados materiais que tiveram uma segunda vida depois de cada apresentação, otimizando a ótica da sustentabilidade.

O vice-presidente e vereador do Ambiente, Filipe Araújo, visitou o Comum – Circular Economy Market, onde se podia ver também vários promotores da mobilidade suave na cidade, com especial destaque para a bicicleta.

A participação de agentes de mercados de troca é também uma constante, nomeadamente do “Let’s Swap”, que promove a circularidade com enfoque na troca de livros, de roupa e de outros materiais em perfeito estado. Este projeto tem como missão consciencializar a comunidade para a temática do consumo da moda e providenciar alternativas mais sustentáveis.

Esta visita marcou também a adesão do Comum à comunidade de parceiros do Pacto do Porto para o Clima, iniciativa municipal que visa mobilizar agentes públicos, privados e os cidadãos do Porto para a neutralidade carbónica do Porto até 2030.

Esta iniciativa é mais uma que ajuda a complementar uma ação alargada da cidade do Porto em prol de uma cidade mais circular. Neste particular, o final de setembro ficou marcado pela abertura ao público do Eco Porto, um novo projeto da Porto Ambiente que promove a circularidade de equipamentos elétricos e eletrónicos e de mobiliário, incentivando a reutilização e reparação e prolongando a sua vida útil, contribuindo para a redução da produção de resíduos.