12/10/2024
Decorreu esta semana a primeira reunião do Grupo Consultivo de Presidentes de Câmara da Missão Cidades, com as prioridades destes centros urbanos em matéria de descarbonização como foco dos trabalhos. Restrito grupo que serve de plataforma dinâmica das 17 cidades líderes nesta área na ligação com a Comissão Europeia conta com a voz – e exemplo – do Porto, representada pelo vice-presidente da Câmara, Filipe Araújo.
No encontro, em Bruxelas, os autarcas debruçaram-se sobre a “necessidade de uma voz política forte dentro da Missão Cidades, a ser fornecida pelo grupo consultivo”, a “colaboração com governos nacionais como forma de envolver mais profundamente as cidades nas estratégias de descarbonização”, o “papel crítico do setor privado na transição verde”, a “urgência de remover barreiras financeiras que dificultam o acesso a fundos para iniciativas sustentáveis”, assim como os “desafios como a equidade social, proteção da biodiversidade e o desenvolvimento económico, que exigem soluções integradas”.
O Grupo Consultivo de Presidentes de Câmara da Missão Cidades foi criado para “fornecer uma voz política forte e promover o diálogo entre cidades, governos nacionais e instituições da União Europeia, com o objetivo de acelerar a transição para a neutralidade carbónica”.
A presença do Porto neste grupo posiciona a cidade no centro das decisões europeias sobre a transição climática, consolidando o seu protagonismo nas políticas de sustentabilidade a nível europeu.
Recorde-se a recente atribuição do Selo de Missão da União Europeia, que reconhece o papel de relevo da cidade no caminho para a transição climática.
Com uma participação ativa, o Porto reafirma o compromisso em liderar a Missão Cidades, promovendo um futuro mais verde e sustentável, enquanto continua a partilhar as suas boas práticas com outras cidades europeias.
A plataforma da missão é gerida pela NetZeroCities em colaboração com a Comissão Europeia.