Porto na linha da frente da sustentabilidade e boas práticas ambientais

22/10/2024

O Porto acolheu a edição 2024 do “Summit Sustentabilidade Além das Fronteiras”, evento anual de referência em sustentabilidade corporativa, organizado pela Rede do Empresário. A iniciativa reuniu gestores e especialistas em sustentabilidade, numa discussão sobre as mais recentes tendências e práticas nos domínios social, ambiental e de boa governação.

No Hotel Porto Palácio, onde decorreu o evento, estiveram presentes líderes de opinião nacionais e internacionais, para partilhar insights valiosos sobre como alinhar estas práticas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Parece-me de inegável pertinência analisar as transformações económicas que estão a acontecer em Portugal e no mundo, num contexto de crescente instabilidade geopolítica, acelerada revolução tecnológica e urgente transição energética e ambiental”, afirmou, na sessão de abertura, o vice-presidente da Câmara do Porto.

“É preciso uma nova abordagem. Menos emissora de carbono e mais eficiente na energia, menos dependente dos combustíveis fósseis e mais racional no uso dos recursos naturais, menos produtora de resíduos e mais vocacionada para a reutilização de produtos, menos poluente e mais amiga da natureza. Uma economia menos intensiva na produção e mais qualificada e inclusiva na criação de emprego”, acrescentou Filipe Araújo.

No Porto, revelou o vereador do Ambiente e da Transição Climática, “estamos a dar o exemplo”, com o Pacto do Porto para o Clima. “Neste acordo antecipámos para 2030 a neutralidade carbónica da cidade, em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”, assinalou.

“O Porto é uma cidade que se orgulha de unir tradição, cultura, inovação e conhecimento. Desafiamo-nos constantemente a seguir um caminho de crescimento e aperfeiçoamento das nossas instituições, empresas e comunidades, mantendo sempre a conexão inegável entre o nosso passado e o futuro que vislumbramos”, concluiu Filipe Araújo.