30/10/2024
Este domingo, foi dia de celebração para os estudantes que, com o ritual da Latada, encerraram o período de integração na academia. A festa fez-se em diferentes ruas da cidade, originando os habituais resíduos deste momento académico, rapidamente colmatados pela ação da Porto Ambiente. Com a ajuda de meios mecânicos, os trabalhadores da empresa municipal eliminaram 3,81 toneladas de lixo, em pouco mais de oito horas.
Pouco depois de os estudantes começarem a dirigir-se ao destino final, a Praça Gomes Teixeira (também conhecida como Praça dos Leões), as varredoras elétricas da empresa municipal Porto Ambiente entraram em ação no ponto de partida da Latada, junto ao Hospital de Santa Maria, na Rua de Camões.
Seguiram-se mais de oito horas de limpeza das ruas (entre as 15 horas e 23h30), em que os 13 colaboradores, apoiados por cinco meios mecânicos (duas varredoras Hako, duas Bucher e um lava ruas), conseguiram eliminar todo o rasto de sujidade deixado pelos “caloiros”, ao longo do trajeto da Latada.
No total, foram recolhidas 3,81 toneladas de latas, fazendo com que, em poucas horas, a cidade regressasse à normalidade. A equipa esteve, ainda, encarregue da limpeza das vias.
A empresa municipal Porto Ambiente atuou da mesma forma aquando da passagem do Cortejo Académico pelas ruas da Baixa portuense.