31/10/2024
A cidade do Porto foi palco, recentemente, de uma reunião estratégica para apresentação do Climate Cities Capital Hub (CCCH), iniciativa que resulta do Consórcio NetZeroCities em parceria com o Banco Europeu de Investimento (BEI).
Este encontro decorreu na sequência da recente atribuição do Selo de Missão, pela Comissão Europeia. Este selo, atribuído ao Porto e a outras 19 cidades, reconhece o compromisso da Invicta em liderar a transição climática no espaço europeu, sendo um reflexo do trabalho do município, no âmbito do Contrato Climático do Porto.
A reunião com responsáveis de diversas unidades orgânicas da Câmara Municipal e das empresas municipais centrou-se nos projetos e desafios que a cidade enfrenta para alcançar a neutralidade carbónica até 2030.
Foram discutidos projetos âncora e exploradas novas oportunidades de financiamento, através de instrumentos disponíveis pelo CCCH e pelo BEI, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de iniciativas climáticas na cidade e envolvendo a colaboração de várias entidades públicas, nomeadamente algumas empresas municipais, como a Águas e Energia do Porto e a Porto Ambiente.
Missão Cidades
O vice-presidente da Câmara, que lidera a implementação da Missão Cidades no Porto, salientou a importância deste esforço colaborativo. “O desenvolvimento do contrato climático foi um exercício extremamente proveitoso, pois permitiu-nos definir um plano estratégico, claro, para a neutralidade carbónica até 2030”, afirmou.
“Este documento identifica as ações necessárias e os investimentos a realizar, garantindo que a cidade tem um plano concreto para alcançar os seus objetivos climáticos”, sublinhou Filipe Araújo, acrescentando: “A validação, por parte da Comissão Europeia, oferece um nível adicional de apoio, facilitando o acesso a fundos e financiamento para a implementação de medidas concretas, especialmente, nas áreas de mobilidade e transportes, eficiência energética, ambiente construído, água, resíduos e espaços verdes”.
Desta reunião resulta a disponibilidade de vários especialistas de apoiarem a cidade com apoio técnico, em diferentes fases, que envolvem a elaboração da documentação de projetos, a análise de viabilidade financeira ou a revisão dos modelos de negócio, assegurando que os projetos estejam preparados para receber investimentos que acelerem a sua execução.