Está comprometido com o ambiente o Coração (cada vez mais) Verde dos trabalhadores municipais

18/11/2024

É “verde” e está comprometido com o ambiente o coração que bate nos trabalhadores do Município do Porto. Numa relação com provas dadas diariamente, da redução e separação de resíduos à eficiente utilização da água e da energia, 27 edifícios municipais receberam, na manhã desta quarta-feira, o certificado Coração Verde. E porque sustentabilidade é palavra para levar para o futuro, os trabalhadores reforçaram o compromisso através da plantação de novas árvores, que irão fazer, também elas, a sua parte no Parque Central da Asprela.

Este reconhecimento dos edifícios municipais – cemitérios, oficinas, extensões do Museu, espaços verdes, entre outros – surge depois de um trabalho monitorizado de melhoria das práticas implementadas e significa, para o vice-presidente da Câmara, “que o Município do Porto está muito atento às problemáticas da sustentabilidade, quer no dia-a-dia do nosso trabalho, nos escritórios, na separação dos resíduos, mas também nas questões da água e da energia”.

Nas palavras de Filipe Araújo, “a grande vantagem do Coração Verde é que ele significa que vamos ter um percurso monitorizado para que não se perca aquilo que se conquistou e para se ir sempre evoluindo no caminho certo”.

“Na realidade”, sublinha o também vereador do Ambiente e Transição Climática, este é apenas “o início de um caminho tendente a uma maior sustentabilidade”.

Os 27 certificados foram entregues, também, pela vereadora dos Recursos Humanos, que não deixou de sublinhar como o compromisso ambiental do Município “só é possível graças ao entusiasmo e à prática diária dos nossos colaboradores que, de forma imediata, aderiram a este projeto”.

Agradecendo o “compromisso deles com esta prática” e enaltecendo “o orgulho com que receberam, hoje, os seus Corações Verdes”, Catarina Araújo considera que “todos os dias eles são os nossos agentes positivos para a mudança dentro dos nossos edifícios”.

A certificação é atribuída pela Porto Ambiente e pela LIPOR que, mais do que um reconhecimento, garantem o apoio técnico a todos os candidatos, fazendo o diagnóstico e definindo, em conjunto, um plano de ação que conduza à implementação de boas práticas.

Desde o início do projeto, em 2021, a Câmara do Porto já garantiu a certificação de 37 edifícios municipais. E o objetivo é que 2025 seja o ano para ver um Coração Verde bater em todo o universo do Município.