Fidelidade
Fundada em 1808, a Fidelidade é a seguradora líder de mercado em Portugal e está presente em 14 países e em 4 continentes. Com a sustentabilidade no core do seu negócio e a visão de preparar o futuro, a Fidelidade assume o compromisso em ser um promotor de mudança de comportamentos na sociedade, consciencializando para o papel e impacto de todas as pessoas na adoção de comportamentos mais sustentáveis.
Ação climática
A Fidelidade compromete-se a alcançar a meta de ser Net Zero até 2050 nas dimensões seguros e investimentos, com uma ambição ainda maior para as suas operações, onde o objetivo é ser Net Zero até 2040. Para atingir essa ambição, foram estabelecidos metas intermédias nas três dimensões: operações, investimentos e subscrição. O compromisso e preocupação da Fidelidade com as alterações climáticas é ainda refletido na criação de um centro de investigação para as alterações climáticas (ICCC – Impact Center for Climate Change). Este centro de conhecimento é dedicado ao estudo aprofundado das alterações climáticas e pretende mitigar riscos e propor soluções eficazes para a proteção do planeta, pessoas e recursos, em colaboração com várias entidades. A Fidelidade está também a criar um Fundo Florestal, com o objetivo de assegurar uma gestão dos ativos vivos que integram os recursos florestais e a gestão do património imobiliário que o envolve, procurando salvaguardar critérios de rentabilidade, risco e liquidez, acautelando e valorizando os interesses dos nossos stakeholders e do capital investido.”
Testemunho
A sustentabilidade está no centro do negócio da Fidelidade. Temos feito um caminho para assegurar uma sociedade mais resiliente e um futuro mais sustentável. Assim, fruto do nosso compromisso Net Zero e da ambição de mitigar e de adaptarmo-nos as alterações climáticas, a Fidelidade orgulha-se de ser signatária do Pacto do Porto para o Clima. Este é um passo importante nesta nossa jornada, uma vez que reforça o nosso compromisso sobre as alterações climáticas e o de atingirmos o nosso Plano Net Zero. Ser signatário deste Pacto, vai permitir-nos colaborar com outros signatários comprometidos com os mesmos objetivos e com a mesma ambição, enriquecendo a partilha entre todos e a consciencialização da sociedade sobre o Desenvolvimento Sustentável.
Rogério Campos Henriques, CEO, 2024