26/11/2024
Três novos corações verdes batem na cidade do Porto. Nesta que é a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, o vice-presidente da Câmara entregou os certificados que confirmam as boas práticas de sustentabilidade do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).
No total, o trabalho desenvolvido pelas três entidades portuenses, associado à sensibilização que fizeram junto das diferentes comunidades internas, resultou em mais de 454 toneladas de resíduos recolhidos e encaminhados para reciclagem, o que permitiu evitar a emissão de mais de 350 quilos de dióxido de carbono equivalente para a atmosfera.
A iniciativa da LIPOR e da Porto Ambiente estabelece parcerias de cooperação com organizações em toda a região, que têm permitido fortalecer a participação da comunidade na correta e eficiente gestão de resíduos.
O processo inclui o estabelecimento de circuitos adequados de reciclagem, assim como o combate ao desperdício de alimentos e a promoção de eventos sustentáveis.
Também o universo municipal tem feito o seu caminho de boas práticas, tendo já 37 certificados Coração Verde atribuídos.