"Roteiros com ImPacto" reforçam a aposta na mobilidade e energia sustentáveis
10/12/2024
O quinto e último percurso da iniciativa “Roteiros com Impacto” levou os participantes a explorar o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) e o campus da Águas e Energia do Porto. Na última semana de novembro, este percurso espelhou o compromisso do Município com a mobilidade sustentável e a gestão eficiente de recursos.
A visita ao TIC começou na zona poente do terminal e foi conduzida pelo arquiteto Nuno Brandão Costa, responsável pelo projeto. O especialista começou por destacar o trabalho de uma vasta equipa, que envolveu engenheiros de diferentes vertentes e paisagistas na concretização deste projeto multifuncional.
Com 24 mil metros quadrados de infraestrutura e uma área total de 57 mil metros quadrados, o TIC é um exemplo de requalificação urbana. Em tempos, o local correspondia a uma zona árida e de difícil acesso, mas o projeto transformou este espaço num polo de mobilidade com uma abordagem inovadora. “O terminal foi encostado a nascente, criando uma abertura a poente para espaços ajardinados e arruamentos largos”, explicou o arquiteto.
Atualmente, a infraestrutura prioriza a mobilidade sustentável e é equipada com serviços logísticos e administrativos integrados, ventilação natural e um sistema hidráulico gravítico.
O TIC é uma marca na zona oriental do Porto, distinguida já com vários prémios, e que se destaca por ser um exemplo de sustentabilidade com uma arquitetura pensada para a flexibilidade na manutenção da infraestrutura alicerçada pela sua eficiência energética.
Campus da Águas e Energia do Porto: uma história de séculos
No campus da Águas e Energia do Porto, Débora Silva, responsável pelo património histórico, conduziu uma visita guiada ao grupo de participantes, que tiveram a oportunidade de fazer uma viagem no tempo desde o século XVI até à atualidade.
O Parque das Águas, um museu ao ar livre, preserva elementos históricos da antiga Quinta das Oliveiras, um jardim selvagem composto por uma mata, uma torre de abastecimento e diversas peças arquitetónicas, como chafarizes e fontes.
A visita incluiu, ainda, o projeto energético da empresa municipal, no qual Marta Simaria, do planeamento estratégico da Direção de Energia, apresentou o parque fotovoltaico instalado em 2018, com 1.230 painéis fotovoltaicos e uma capacidade de potência instalada de 330 kW, tornando o campus da empresa autossuficiente energeticamente nos períodos de maior exposição solar.
Os participantes visitaram, também, o centro de controlo operacional, onde Joana Araújo, coordenadora da gestão de operações, explicou o funcionamento deste espaço desde a monitorização de reservatórios e sistemas de bombagem até à gestão de ocorrências num serviço ativo durante 24 horas, sete dias por semana.
Roteiros pela Neutralidade Carbónica
Este foi o quinto e último encontro desta edição dos “Roteiros com Impacto”, que teve como objetivo aproximar a população das iniciativas implementadas pelo Município e pelos seus parceiros rumo à neutralidade carbónica até 2030.
Com uma forte adesão, estes roteiros permitiram demonstrar o forte compromisso da cidade com a mobilidade sustentável e a gestão eficiente de recursos, a importância do equilíbrio entre a inovação tecnológica, a preservação histórica e a responsabilidade ambiental, priorizando o cidadão e a natureza como elementos indissociáveis.