TECH4 Sustainability dedica-se a uma "Melhor Mobilidade" na cidade
12/12/2024
Olhando a necessidade de transformar os sistemas de transporte urbano e mostrar como a tecnologia e a investigação podem contribuir para este processo, a última conferência TECH4 Sustainability será dedicada ao tema “Melhor Mobilidade”. A sessão acontece esta sexta-feira, dia 13, pelas 14h30, no CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento.
Nas palavras do vice-presidente da Câmara, esta será “uma excelente oportunidade para ficar a par de projetos que oferecem maior potencial de expansão e de aumento de acessibilidade da rede pública de transportes no Porto, de soluções que procuram mostrar o potencial de novas formas e hábitos de mobilidade e dos desafios que se perspetivam para o futuro”. Filipe Araújo fará a abertura da conferência.
O primeiro painel dedicar-se-á à descarbonização da mobilidade e à apresentação de opções de mobilidade que contribuem para a redução da pegada de carbono e para a construção de novos hábitos. Com a participação da presidente da STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, Cristina Pimentel, e da docente do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e diretora do CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente, Cecília Silva, será abordado o plano de renovação da frota da STCP e também as opções portuenses de mobilidade suave, como é o caso do projeto BooST.
A segunda parte da conferência, dedicada ao futuro da mobilidade, debruçar-se-á sobre a mobilidade a alta velocidade e soluções que contribuem ativamente para a neutralidade carbónica. O painel sobre “Mobilidade a alta velocidade” contará com as intervenções de Pedro Baganha, vereador do Urbanismo e Espaço Público, e Rui Calçada, diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A conversa passará pelo impacto do novo projeto de alta velocidade na cidade que, recorde-se, inclui a construção de uma nova de estação em Campanhã e de uma infraestrutura ferroviária para o TGV.
Por fim, Sandra Melo, Margarida Pina e Mafalda Mendes, do CEiiA, e Pedro Barradas, do ARMIS Group, vão apresentar soluções para as plataformas digitais, infraestruturas e novos serviços de mobilidade com o objetivo de alcançar a descarbonização das cidades. Está também prevista a demonstração do serviço X4US, a plataforma digital que interage com o veículo BEN, desenvolvido pelo CEiiA.
Os conteúdos produzidos no âmbito do tema “Melhor Mobilidade” – vídeos e white papers – serão disponibilizados na página da iniciativa, enquadrando-se, neste caso, na execução das atividades previstas para o projeto BE.Neutral, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (Agenda de Mobilidade para a Neutralidade Carbónica nas Cidades).
O TECH4 Sustainability é promovido pelo Município do Porto, sob coordenação da Porto Digital e da Direção para a Neutralidade Carbónica do Porto – no âmbito da atividade do Pacto do Porto para o Clima – em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A participação na conferência é gratuita mediante inscrição.