"Há Conversas no Comércio" trouxe à tona o papel da sustentabilidade no setor

11/04/2025

O segundo encontro do ciclo “Há Conversas no Comércio” decorreu, na semana passada, no espaço Bicho, reunindo comerciantes e consumidores para debater os desafios, práticas e oportunidades associadas à sustentabilidade no comércio de produtos alimentares e serviços de restauração. O encerramento esteve a cargo da vereadora das Atividades Económicas.

Durante a conversa, foram partilhadas boas práticas de gestão de resíduos e aproveitamento de sobras alimentares, sendo debatidas as dificuldades em assegurar a sustentabilidade na escolha de produtos locais e sazonais. Um dos principais destaques foi a criação de novos produtos e soluções inovadoras, desenvolvidas em resposta aos desafios de tornar os negócios mais sustentáveis.

Abordaram-se, ainda, temas como a comunicação dos valores sustentáveis, a gestão de embalagens, a necessidade e importância da certificação e a diferenciação de negócios de autor face às grandes marcas, num momento de partilha de histórias e troca de experiências. A sustentabilidade económica também esteve em foco, com destaque para a importância de garantir o equilíbrio em toda a cadeia de valor, desde a seleção de fornecedores até a definição de preços e à venda ao consumidor.

No encerramento, a vereadora das Atividades Económicas, Filipa Correia Pinto, sublinhou a importância destes encontros, que permitem aos comerciantes conhecer soluções e formas de superar desafios. Destacou ainda a urgência em adotar práticas sustentáveis.

“A sustentabilidade é, acima de tudo, uma oportunidade para a inovação e diferenciação no comércio. O Município está empenhado em apoiar este caminho, criando as condições necessárias para que o comércio local seja mais resiliente e sustentável”, frisou a autarca.

O evento contou com os oradores Teresa Justo (Bicho) e José Peixoto (Maçaroca Mercearia Viva), sendo a conversa moderada por Luísa Magalhães, da Associação Smart Waste Portugal.

O próximo “Há Conversas no Comércio” realiza-se no dia 7 de maio e será o último encontro antes do Fórum do Comércio do Porto, que acontece nos dias 20 e 21 de maio.

Este segundo encontro do ciclo integra o projeto Bombarda Digital, financiado pelo PRR #ConstruirOFuturo e liderado pelo Município, em parceria com a Porto Digital, a Associação Quarteirão Criativo e a Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal.