08/05/2025
Com 342 painéis fotovoltaicos instalados na cobertura do edifício, o Hospital CUF Porto é uma das mais recentes instituições da cidade a optar pela produção de energia solar. Subscritora do Pacto do Porto para o Clima estima uma produção anual de 238 MWh, cerca de 4% do consumo total.
O maior hospital privado da região norte investe, desta forma, na produção de energia limpa e renovável, promovendo a transição energética e a redução das emissões associadas ao consumo de eletricidade.
A medida insere-se na estratégia de sustentabilidade da CUF, reforçando o compromisso com o ambiente e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
A instituição tem investido na redução das emissões de gases de efeito de estufa, na melhoria da eficiência energética, na otimização da gestão hídrica e na valorização de resíduos, com especial atenção aos resíduos hospitalares e urbanos.
A estratégia tem por base “uma abordagem integrada que cruza os três pilares do desenvolvimento sustentável – social, ambiental e económico – reforçando, também, a resposta aos efeitos combinados da mudança climática e da exploração insustentável dos recursos sobre a saúde das populações”.
Esta ação local junta-se ao esforço coletivo promovido pelo Pacto do Porto para o Clima, que já mobiliza quase 300 subscritores institucionais e milhares de subscritores individuais, no caminho da neutralidade carbónica da cidade até 2030.