Roteiro 5: Parque da Cidade do Porto e Pavilhão da Água

08/07/2025

O último percurso da segunda edição dos “Roteiros com ImPacto” levou os participantes ao maior parque urbano do país para conhecer dois projetos-chave da estratégia de sustentabilidade do Porto: o Parque da Cidade e o Pavilhão da Água – onde foi explorada a ligação entre água, energia e sustentabilidade.

Guiados por Sidónio Pardal, arquiteto paisagista responsável pelo desenho do Parque da Cidade, os participantes descobriram a história e o conceito do maior espaço verde da cidade, contruído numa área de 83 hectares sobre antigos terrenos agrícolas.

Com quase 90 hectares, o Parque da Cidade foi pensado como uma “obra de arte viva, sem sinais de riqueza ou pobreza, feita para todos e de todos”, nas palavras do arquiteto. A paisagem cuidadosamente modelada é composta por campos panorâmicos, lagos, espécies autóctones e percursos pedonais que criam um equilíbrio entre biodiversidade, conforto e lazer. A manutenção técnica é contínua e minuciosa, garantindo a preservação estrategicamente do valor ecológico e estético.

A visita prosseguiu até ao Pavilhão da Água, junto à entrada norte do parque. Aqui, os visitantes exploraram áreas dedicadas à eficiência hídrica e energética e à transição climática. Através de módulos interativos, foram convidados a refletir sobre o papel da energia limpa e da gestão sustentável dos recursos hídricos no contexto urbano.

Instalado no Porto desde 2002, o pavilhão reforça hoje o seu papel como centro de educação ambiental. Os novos conteúdos sobre energia, somados à instalação de uma unidade fotovoltaica, tornam-no ainda mais autónomo e alinhado com os objetivos de sustentabilidade da cidade.

Monofolha: 

Pode descarregar a monofolha aqui.

Vídeo resumo:

Pode visualizar o vídeo resumo aqui.