Associação Comercial do Porto

Fundada em 1834, no rescaldo dos movimentos liberais, a Associação Comercial do Porto é hoje a mais antiga associação empresarial do país.

Nasceu com a missão de ser um ponto de encontro e um centro de reflexão, defendendo em particular os interesses da sua comunidade de negócios, batendo-se por um ambiente mais competitivo e favorável ao progresso e à criação de riqueza.

Ação climática

A ACP participa na promoção de projetos estratégicos que contribuam para o desenvolvimento harmonioso e sustentado do País. Nesse sentido, tem dedicado especial atenção à problemática dos transportes e infraestruturas, com enfoque no seu impacto económico, social e ambiental. São exemplos, a expansão dos caminhos-de-ferro e dos portos nacionais.

Por outro lado, tem investido na melhoria da eficiência energética do Palácio da Bolsa, sua sede e propriedade, quer ao nível da iluminação, quer através da renovação das coberturas do edifício.

Testemunho

Promover um desenvolvimento assente em premissas de sustentabilidade ambiental, não é só um desafio, é uma responsabilidade de todos. É com base neste pressuposto que a Associação Comercial do Porto desenvolve a sua atividade, procurando incentivar um trabalho em rede, que vá nesse sentido.

Nuno Botelho
Presidente da Associação Comercial do Porto, 2023