Agrupamento de Escolas Leonardo Coimbra Filho

Ação climática

A parceria com o Projeto Geração+, da Lipor, resultou na Certificação com o “Galardão Coração Verde”. O Programa de Apoio à Promoção da Educação para a Saúde distinguiu-nos com o selo Escola Saudável de nível Avançado. No Programa Porto de Futuro, da CMP, com o Projeto SEI estabelecemos parceria com o CIIMAR desenvolvendo ações ambientais. A Fundação de Serralves colaborou com a oferta de árvores.

  • Protocolo da Lipor do Projeto Geração +

    – Incentivar a práticas que suportam a melhoria no desempenho ambiental das escolas, a consciencialização dos impactos ambientais na sociedade e na economia e a otimização dos recursos humanos e materiais afetos à gestão ambiental da instituição.
    – Promover um compromisso dos cidadãos com boas práticas ambientais, facilitando a aquisição de competências promotoras de maior intervenção cívica, tornando-os capazes de alimentar o crescimento e consolidação de processos ambientalmente responsáveis e sustentáveis.

  • Economia circular (Continuamos a apostar na promoção de atividades que incentivam à reutilização de materiais, por exemplo nos projetos no âmbito do GIC).

    O tema aglutinador do nosso Agrupamento é o Desenvolvimento Sustentável, e neste compromisso com a melhoria da qualidade de vida de todos nós e das gerações futuras. Ex: Desfile da LC .
    – Certificação, com o “Galardão Coração Verde” no projeto Lipor Geração+ (Promovemos no agrupamento a Política dos 4 R’s – Reduzir, Reutilizar, Restaurar e Reciclar)
    – Participação no Projeto SEI (Sociedade Escola e Investigação) do Projeto Porto de Futuro da CMP e em parceria com o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental).
    – Atribuição do selo Escola Saudável (menção de nível “Avançado”), que premeia as práticas de referência e é parte integrante do Programa de Apoio à Promoção da Educação para a Saúde, pelo trabalho desenvolvido .
    – Em DAC (domínio de Autonomia Curricular) nos Cursos Profissionais, no âmbito da temática da sustentabilidade, o subtema é a água e está programa uma limpeza de praia.
    – Clube do ambiente na EB e Secundária Leonardo Coimbra Filho
    – Compostagem
    – Horta Pedagógica na JI EB1 da Pasteleira
    – Separação dos resíduos (Papel, vidro, embalagens, orgânicos) com ecopontos em todas as salas e no exterior.

Testemunho

O “Desenvolvimento Sustentável” compromete-nos com seriedade e rigor na melhoria da qualidade de vida. Assumimos como pilares de ação a economia circular e a reflorestação do espaço verde, formando crianças e jovens com competências para caminharem rumo à neutralidade carbónica.

Lisete Almeida
Diretora, 2022