Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN)

A AICCOPN é uma Associação de classe, de âmbito nacional, cuja principal missão centra-se na defesa intransigente dos interesses das empresas que representa e no desenvolvimento estratégico e sustentável do Setor da Construção e do Imobiliário.

As empresas associadas dispõem de Serviços Especializados, direcionados para o exercício da sua atividade, designadamente, nas áreas de Engenharia, Ambiente e Alvarás; Jurídicos e Laborais; Economia e Fiscalidade; Apoio à Internacionalização e Formação. Pela via protocolar, assegura ainda aos seus Associados, os Serviços de Medicina no Trabalho, Segurança no Trabalho e Seguros.

Destacamos a Marca da AICCOPN, R.U.-I.S. – Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável, que se afirma como um símbolo da confiança para todos os intervenientes na reabilitação, empresas, entidades institucionais e público em geral. A AICCOPN procede à qualificação das empresas da construção e do imobiliário que cumprem os requisitos exigidos e que se encontram comprometidas com a adoção de boas práticas empresariais, de sustentabilidade e inovação.

A AICCOPN está representada em todos os organismos que tutelam e regulam a atividade do Setor, integrando um alargado conjunto de Entidades, destacando-se a CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, que preside.

Ação climática

A AICCOPN, enquanto associação representativa das Empresas do Setor da Construção e do Imobiliário, tem a responsabilidade de atuar em prol da proteção do clima e do meio ambiente e incentivar e sensibilizar os seus Associados para a sua importância e emergência.
A consciência de que a nossa atuação condiciona o futuro do planeta, está presente nos procedimentos e atitudes que desenvolvemos enquanto organização, salientando-se a redução/eliminação do uso do plástico, a diminuição do consumo de água e de papel, a gestão eficiente e controlada da energia, a separação dos lixos e a reciclagem.
Na vertente associativa, a AICCOPN dispõe, desde 2016, da Marca R.U.-I.S. – Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável que, entre outros, visa promover a sustentabilidade e as boas práticas construtivas e ambientais no exercício da atividade das Empresas, bem como incutir nos Consumidores a importância das suas escolhas, neste contexto. Promovemos ainda neste âmbito ações de formação e fóruns de discussão no intuito de sensibilização generalizada.

Testemunho

A construção e desenvolvimento de um mundo mais verde e mais sustentável deve estar no foco de qualquer organização, na medida em que é primordial assegurar a continuidade do nosso futuro, enquanto sociedade e enquanto mundo empresarial. O nosso comprometimento encontra-se refletido no exercício das nossas ações, na sensibilização das Empresas Associadas e no envolvimento e partilha de sinergias com entidades públicas e particulares com responsabilidades nesta temática.

Manuel Reis Campos
Presidente, 2022