Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - DECO

A DECO é a principal referência em Portugal na defesa dos direitos dos consumidores, contribui para a construção de um mercado equilibrado e de uma sociedade mais justa e sustentável. A DECO assegura a proteção dos consumidores, através de 3 pilares: informação, educação e formação e representação.

Ação climática

A DECO tem implementado um conjunto de medidas de redução de consumo de energia e água nas suas estruturas regionais e sede. Tem promovido a aquisição de materiais e produtos sustentáveis certificados e incentivado os seus colaboradores na redução de resíduos. No que concerne à mobilidade, fornece aos colaboradores um passe de transporte coletivo mensal gratuito, incentivando-os, também, a realizar reuniões à distância.

Testemunho

Portugal é um dos países europeus mais vulneráveis aos impactos das alterações climáticas. As autarquias locais, mais próximas dos consumidores, são as que melhor conhecem a sua realidade e as que conseguem implementar medidas para proteger os cidadãos e os ecossistemas de forma mais eficaz. A DECO, enquanto voz dos consumidores, aderiu a este Pacto por considerar que este grande desígnio da antecipação da neutralidade carbónica deve convocar a todos.

Vasco Colaço
Presidente, 2022